Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
RADAR INDUSTRIAL

Indústrias lideram geração de empregos no mês de junho em MS

19 Jul 2010 - 08h40Por Fátima News com assessoria

O segmento indústria de transformação foi o que mais abriu novas vagas em Mato Grosso do Sul no mês passado

 

 

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, foi o responsável por 42% dos 3.177 postos formais de trabalho criado no mês de junho, ou seja, 1.335 novas vagas de emprego, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se do quarto melhor resultado da série histórica para o mês de junho no Estado, ficando atrás somente dos saldos obtidos em junho dos anos de 2000, 2008 e 2004, quando foram geradas 3.854, 3.509 e 3.483 vagas, respectivamente.

 

 

Já na comparação com junho de 2009, constata-se que o saldo líquido de novos empregos cresceu 64%, quando o resultado foi de 1.937 novas vagas. No ano, em termos absolutos, quando comparado com as demais Unidades da Federação, Mato Grosso do Sul apresentou a 12ª maior expansão, enquanto, em termos relativos, o Estado apresentou a 7ª maior expansão, equivalente a 5,31% sobre o estoque de empregos verificados ao fim de 2009, crescimento acima da média nacional e também do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

Com o desempenho verificado em junho, o segmento industrial mantém sua elevada participação sobre o saldo total de empregos formais criados, no ano, em Mato Grosso do Sul. Para se ter idéia, no primeiro semestre de 2010, as indústrias sul-mato-grossenses geraram 7.268 novos postos formais de trabalho, o que corresponde a 35% do total de novos empregos gerados no Estado. Além disso, com o saldo de 1.335 empregos formais criados no mês de junho, o setor alcançou um estoque total de 107,9 mil postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, mantendo a parcela de 20% de todo o emprego formal existente no Estado.

 

 

Adicionalmente, o resultado observado em junho, permitiu ao setor industrial de Mato Grosso do Sul alcançar o maior estoque de empregos formais já registrado em toda sua série histórica, superando maio de 2010, que era o maior até então. Indicando, deste modo, que nos últimos quatro meses ocorreram sucessivos recordes no estoque total de empregos no setor industrial. O saldo de novos empregos no segmento industrial, comumente, apresenta uma expansão acelerada até meados do ano, apesar da ocorrência de algumas oscilações de mês para mês.

 

 

Segundo o Radar da Fiems, logo após essa aceleração, o saldo apresenta em seguida uma acomodação nos meses de julho e agosto, voltando a registrar um comportamento crescente nos meses de setembro a novembro, porém com uma intensidade menor que a registrada no primeiro semestre. Por fim, em dezembro, é comum a ocorrência de ajustes adicionais na geração de novos

 

empregos formais no segmento industrial em Mato Grosso do Sul.

 

 

Índice de Evolução

 

 

Em Mato Grosso do Sul, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais amplia ainda mais a sua evolução acumulada. Para se ter idéia, o índice no segmento industrial, na posição verificada em junho, foi de 158,0 pontos, indicando um crescimento de 58% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de Serviços apresentou um índice de 134,6 pontos e crescimento de 35%, o Comércio com 122,4 pontos (+22%), a Agropecuária com 118,8 pontos (+19%) e Administração Pública com 107,9 pontos (+8%).

 

 

Ou seja, o índice verificado na Indústria apresenta um ritmo de expansão superior ao dos Serviços, Comércio, Agropecuária e Administração Pública em 17%, 29%, 33% e 46%, respectivamente. Em relação à igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal na Indústria, Serviços, Comércio e Agropecuária elevou-se em 5,9%, 5,9%, 5,3% e 3,9%, respectivamente. Já a Administração Pública apresentou uma ligeira redução em seu índice, equivalente a 0,1%. Finalmente, quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior, os setores da Indústria, Serviços e Agropecuária apresentaram as maiores evoluções em seus índices, com expansão de 1,3%, 0,8% e 0,8%, respectivamente.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS