Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Indústrias e produtores eliminam conflito na cadeia do leite

12 Fev 2011 - 10h24Por Assessoria de Imprensa

Após um ano de intensas reuniões, as indústrias de laticínios e os produtores rurais oficializaram nesta sexta-feira (11/02), no auditório da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), o Conseleite-MS (Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul) para eliminar os conflitos existentes nos elos da cadeia produtiva. “Pretendemos divulgar uma tabela com os valores de referência, que terá o valor cobrado pelo litro de leite no mês em curso e uma previsão para o próximo. Vale à pena destacar que a tabela não visa estabelecer o preço do produto, pois, cada indústria tem o seu mix, sendo apenas uma referência”, declarou Edgar Rodrigues Pereira, presidente do Conseleite-MS.

Os custos de fabricação e comercialização dos derivados foram calculados com base em levantamento censitário realizado pela instituição de pesquisa conveniada junto a todas as empresas participantes, que foi submetido à avaliação e aprovação da Camatec e do Conselho. Além disso, esses cursos foram determinados para 11 derivados lácteos após ponderação, pelo volume produzido e comercializado dos diversos tipos de embalagens. O levantamento dos dados considerou um período de 12 meses e foi o mesmo do custo agrícola.

Edgar Pereira acrescenta que o Conseleite-MS vai realizar reuniões técnicas regionais com produtores e representantes de indústrias para divulgar as ações do Conselho e distribuir a tabela. “Com esses encontros, a atividade também será fomentada e os produtores passarão a investir mais na qualidade da sua produção”, disse, completando que atualmente Mato Grosso do Sul produz cerca de 1,3 milhão de litros de leite por dia, alcançando expressivos 500 milhões de litros por ano e cerca de 30% dessa produção é enviada para fora do Estado in natura, enquanto os outros 70% são processados pelas 85 indústrias lácteas que produzem um mix de 20 produtos. “A produção da indústria láctea estadual é destinada para o consumo interno e também para abastece parte dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais”, reforçou.

Para a estruturação do Conseleite-MS, os envolvidos no trabalho buscaram a expertise da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que desenvolveu a metodologia para implantação do Conselho naquele Estado, sendo que a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também está envolvida no trabalho, além do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e Seprotur. “Esse trabalho, com certeza, vai dar mais visibilidade para a indústria de Mato Grosso do Sul. Todos poderão ter visão de mercado e visualizar melhor como ele está caminhando”, declarou Milene de Oliveira Nantes, presidente do Silems, informando que a tabela referência estará disponível no site de entidade (www.silems.com.br) e no da Famasul (www.famasul.com.br).

A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo,Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, lembrou que a criação do Conselho é uma reivindicação antiga do setor produtivo. “Tem pelo menos sete anos que o setor pleiteia a criação do Conselho, que vai funcionar como uma ferramenta para ajustar o mercado, levantando os custos das partes e apontando um preço de referência”, declarou, ressaltando ainda que, com o valor alinhado, será possível impedir o sobe e desce de preços que hoje é justificado pelos períodos da safra e entressafra.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS