A indústria automotiva registrou o emplacamento de cerca de 14 mil veículos por dia útil na primeira quinzena deste mês, mantendo o ritmo de setembro deste ano, mês que registrou o maior número de licenciamento da história. Os dados foram informados pelo presidente da Anfavea (associação das montadoras), Jackson Schneider.
O executivo afirmou que, para 2010, a indústria deverá registrar um novo recorde na venda de veículos, superando 2009 "em um dígito".
Em dezembro, as vendas de veículos caíram abaixo de 7.000 unidades/dia devido ao agravamento da crise no Brasil, que motivou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pelo governo. O tributo retomou gradativamente a alíquota neste mês e deve voltar ao patamar original em janeiro de 2010.
A projeção da Anfavea é de alta de 6,4% nos emplacamentos neste ano ante 2008, que já havia registrado recorde em vendas.
Se o recorde de 2010 se confirmar, será o quarto ano seguido de recorde nas vendas de veículos.
Em relação às exportações, Schneider foi menos otimista. O executivo acredita que indústria brasileira pode não conseguir retomar o patamar de vendas externas alcançado antes da crise. Até o primeiro semestre de 2010, segundo ele, a indústria vai amargar perdas com exportações.
Leia Também

Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja

Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro

Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos

Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio

Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS

Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça

Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas

Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
