Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 24 de julho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústria responde por 20% dos empregos formais em MS

26 Mai 2010 - 06h51Por A Gazeta News

O setor industrial é responsável por 20% dos empregos formais existentes em Mato Grosso do Sul. Fechou o mês de abril com estoque total de 106,1 mil empregos, segundo informações do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Só em abril foram gerados 1.778 novos empregos na indústria da transformação e 4.577 no ano. O setor é composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. Considerando o setor como um todo, são 2.079 novas vagas somente no mês passado.

De acordo com O Radar, a série histórica aponta que nos meses de julho e agosto o mercado tende a se acomodar, voltando a elevar as contratações nos meses de setembro a novembro;

Em Mato Grosso do Sul, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais amplia ainda mais a sua evolução acumulada. Para se ter idéia, o índice no segmento industrial, na posição verificada em abril, foi de 155,4 pontos, indicando um crescimento de 55% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de Serviços apresentou um índice de 132,1 pontos e crescimento de 32%, o Comércio com 121,4 pontos (+21%), a Agropecuária com 117,5 pontos (+18%) e Administração Pública com 108,0 pontos (+8%).

Ou seja, o índice verificado na Indústria apresenta um ritmo de expansão superior ao dos Serviços, Comércio, Agropecuária e Administração Pública em 18%, 28%, 32% e 44%, respectivamente. Em relação à igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal na Indústria, Serviços, Comércio e Agropecuária elevou-se em 5,2%, 4,7%, 5,4% e 3,1%, respectivamente. Já a Administração Pública não apresentou alteração em seu índice.

Quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior os setores da Indústria e Agropecuária apresentaram as maiores evoluções em seus índices, com expansão de 2,0% e 1,6%, respectivamente. No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou, em abril, a marca 125,2 pontos. Indicando, deste modo, um crescimento de 25% sobre o estoque do ano base (2005). Em relação à igual mês do ano anterior, o índice total para o Estado apresentou um crescimento de 3,6%. Já quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior constata-se uma ligeira evolução, equivalente a 0,9%.

Ao ano base é atribuído um valor igual a 100 para o índice, assim, a partir dele as variações são apresentadas em pontos, indicando a evolução ocorrida.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

unsplash.com/pt-br/fotografias PORTO ALEGRE = RS
Explore Porto Alegre: A Capital Gaúcha
Evento
Veja as 3 Galerias de fotos do público e shows de Ana Castela e DJ Kevin em Jateí-MS!
Vem aí o Fátima Fest 2024, com rodeio, parque, fogueira ecológica e shows nacionais em Fátima do Sul
Jatei-MS
Entrevistas com o Prefeito Eraldo Jorge Leite e o Presidente da Câmara e Vereador Tiquinho em Jateí
Evento
Veja as 3 galerias do dia 29-06 na premiação da Prova dos Três Tambores, Queima da Fogueira e Shows

Mais Lidas

FRIO - (Foto: Divulgação / Governo MS)ELE TÁ VOLTANDO
Frio volta com tudo e mínimas podem ficar abaixo de 5°C; confira na PREVISÃO
GLÓRIA DE DOURADOS - PLANTÃO
Identificada a mulher que morreu atropelada em Glória de Dourados, saiba tudo
Plantão
Grave acidente em Glória de Dourados: Idosa morre após ser atropelada por Carreta
Morta carbonizada a caminho de Nova Andradina havia completado 30 anos nesta semana / Nova NewsTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Morta carbonizada a caminho de Nova Andradina havia completado 30 anos nesta semana
Carretas envolvidas em acidente neste domingo na BR-163 (Foto: Paulo Francis) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWSVÍTIMAS IDENTIFICADAS
Identificado o casal morto em acidente entre carretas em MS