Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 23 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Indústria responde por 20% dos empregos formais em MS

26 Mai 2010 - 06h51Por A Gazeta News

O setor industrial é responsável por 20% dos empregos formais existentes em Mato Grosso do Sul. Fechou o mês de abril com estoque total de 106,1 mil empregos, segundo informações do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Só em abril foram gerados 1.778 novos empregos na indústria da transformação e 4.577 no ano. O setor é composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. Considerando o setor como um todo, são 2.079 novas vagas somente no mês passado.

De acordo com O Radar, a série histórica aponta que nos meses de julho e agosto o mercado tende a se acomodar, voltando a elevar as contratações nos meses de setembro a novembro;

Em Mato Grosso do Sul, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais amplia ainda mais a sua evolução acumulada. Para se ter idéia, o índice no segmento industrial, na posição verificada em abril, foi de 155,4 pontos, indicando um crescimento de 55% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de Serviços apresentou um índice de 132,1 pontos e crescimento de 32%, o Comércio com 121,4 pontos (+21%), a Agropecuária com 117,5 pontos (+18%) e Administração Pública com 108,0 pontos (+8%).

Ou seja, o índice verificado na Indústria apresenta um ritmo de expansão superior ao dos Serviços, Comércio, Agropecuária e Administração Pública em 18%, 28%, 32% e 44%, respectivamente. Em relação à igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal na Indústria, Serviços, Comércio e Agropecuária elevou-se em 5,2%, 4,7%, 5,4% e 3,1%, respectivamente. Já a Administração Pública não apresentou alteração em seu índice.

Quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior os setores da Indústria e Agropecuária apresentaram as maiores evoluções em seus índices, com expansão de 2,0% e 1,6%, respectivamente. No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou, em abril, a marca 125,2 pontos. Indicando, deste modo, um crescimento de 25% sobre o estoque do ano base (2005). Em relação à igual mês do ano anterior, o índice total para o Estado apresentou um crescimento de 3,6%. Já quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior constata-se uma ligeira evolução, equivalente a 0,9%.

Ao ano base é atribuído um valor igual a 100 para o índice, assim, a partir dele as variações são apresentadas em pontos, indicando a evolução ocorrida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda