Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Indústria de MS mantém otimismo e prevê aumento nas vendas

29 Mar 2011 - 13h28Por MS Notícias

A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 é a melhor possível com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, às aquisições de matérias-primas, às exportações e às contratações de funcionários. Os dados são da Sondagem Industrial realizada em fevereiro pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado para mostrar a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários.


Segundo o levantamento do Radar da Fiems, quanto às expectativas para a demanda por seus produtos nos próximos seis meses, os industriais sul-mato-grossenses mostraram-se otimistas, com o indicador alcançando a marca de 63,4 pontos. Comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados com 51,9 pontos, compras de matérias-primas com 54,4 pontos e quantidade exportada com 65,4 pontos. Por fim, nos quatro casos, indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses.


Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou no mês de março o equivalente 59,3 pontos com destaque para a manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 62,6, 62,6 e 65,0 pontos, respectivamente. “Indicadores muito acima da linha divisória dos 50 pontos, que é o valor de referência e a partir do qual há a sinalização de empresários industriais confiantes”, traz a o levantamento do Radar da Fiems.


Normalidade


Ainda conforme o Radar da Fiems, a atividade industrial segue em ritmo moderado, repetindo o comportamento observado no último levantamento. O índice da produção industrial, comparado com o mês anterior, ficou em 43,3 pontos, sendo que valores abaixo dos 50 pontos indicam que não houve crescimento da produção em relação ao mês imediatamente anterior. Adicionalmente, a freqüência de respostas quanto ao comportamento da produção industrial apresentou a seguinte distribuição: elevação acentuada 0%, elevação moderada 18%, queda acentuada 3%, queda moderada 24% e estabilidade 55%.


Quanto à utilização da capacidade instalada, em fevereiro, o índice alcançou a marca de 40,4 pontos. Em síntese, o desempenho ocorrido sinaliza que o uso das máquinas e equipamentos instalados nas plantas industriais pesquisadas em Mato Grosso do Sul, foi inferior aquilo que é tido como usual para o mês. Adicionalmente, a freqüência das respostas quanto à utilização da capacidade instalada, em relação ao que é tido como usual para o período, apresentou a seguinte distribuição: muito acima do usual 0%, acima do usual 13%, muito abaixo do usual 6%, abaixo do usual 23% e igual ao usual 58%.


Já o índice referente ao estoque de produtos finalizados, no mês de fevereiro, ficou em 56,4 pontos, indicando, deste modo, que a quantidade de produtos finalizados esteve acima daquilo que foi planejado ou desejado pelos respondentes. Neste caso, o indicativo de adequação entre os estoques planejados e o resultado apurado ao fim do mês ocorre quando o índice fica em torno dos 50 pontos, sendo assim, valores inferiores a essa marca significam que os estoques estiveram abaixo, já os valores superiores sinalizam que os estoques foram maiores que os níveis planejados. Por fim, a freqüência das respostas quanto ao nível de estoque observado apresentou a seguinte distribuição: muito acima do nível planejado 0%, moderadamente acima 19%, muito abaixo 0%, abaixo 12% e igual ao nível planejado ou esperado 69%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda