Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 23 de abril de 2021
Busca
Brasil

Indústria brasileira tem a maior produção da história

8 Jul 2004 - 13h45
A indústria brasileira bateu recorde histórico de produção de bens em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A produção cresceu 2,2% em maio, pelo terceiro mês consecutivo, levando o total de bens fabricados no país ao maior patamar desde que o IBGE começou a fazer a Pesquisa Industrial Mensal, em janeiro de 1991.

O recorde anterior havia sido atingido em novembro de 2003. O total produzido em maio é 2,2% maior do que a antiga marca histórica.

Há cerca de 10 dias, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia alertado sobre o pico da produção industrial em maio. Mas o IBGE trouxe uma novidade: além de ser influenciado pelo crescimento das exportações e do agronegócio, como vem ocorrendo desde o ano passado, a quebra do recorde também foi puxada pela expressiva expansão do mercado interno. Prova disso seriam os crescimentos das indústrias calçadista (8%), farmacêutica (4,1%) e têxtil (2,6%).

O crescimento do mercado interno reflete a lenta recuperação do crédito, da renda e do emprego no país, que injetaram mais recursos na economia e permitiram aos trabalhadores consumirem mais.

Crescimento

A indústria brasileira apresentou crescimento em todas as comparações. Em relação a maio do ano passado, a expansão da indústria foi de 7,8%. Em abril, a indústria teve crescimento de apenas 0,1% em relação a março. Mesmo assim o resultado foi considerado positivo porque o setor manteve-se na trajetória de crescimento. Em 2004, a alta da produção foi de 6,5%. Nos últimos 12 meses, até maio, o crescimento da indústria foi de 2,8%.

Os produtos chamados de semi e não-duráveis (alimentos, remédios, bebidas, vestuário e calçados) tiveram aumento de 1,7% de abril para maio. Já os bens de capital (máquinas e equipamentos) apresentaram expansão de 3,7%.

Bens intermediários e bens de duráveis (carros e eletrodomésticos) registraram aumento de 1,7% e de 3,2%, respectivamente.

Metodologia

A Pesquisa Industrial do IBGE é realizada mensalmente em todo o país. A pesquisa cobre 76 subsetores industriais e mostra comportamento da produção física do setor, ou seja, se refere à quantidade do que foi produzido pela indústria nacional.
 
Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA EM CACHOEIRA
Mãe e filha morrem vítima de tromba d'gua em cachoeira; cunhado também morreu
ASSÉDIO À MENOR
Pastor é investigado após ser filmado beijando e oferecendo dinheiro a adolescente de 14 anos
UTRAPASSAGEM FATAL
Tio e sobrinho morrem "esmagados" por caminhão em rodovia
FATALIDADE
Bebê morre eletrocutado após morder fio de carregador de celular
AJUDA DO GPS
Após ficar 30h desaparecida, médica é encontrada em ribanceira com ajuda de GPS de celular
REVOLTANTE
A intérprete que descobriu na aula de Libras que pastor abusava de adolescente
BRASIL - 381.687 MORTES
Brasil passa de 380 mil mortes por Covid; mais de 3 mil delas foram registradas nas últimas 24 horas
BRUTALIDADE
Adolescente queimado por negar sexo com homens morre em hospital
VACINA RUSSA
Governador diz que consórcio vai adquirir 28 milhões da vacina Sputnik V
LUTO NA SAÚDE
Dias após perder os pais, médica de 36 anos morre de Covid-19