Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Indústria bate recorde na geração de empregos em MS

29 Abr 2011 - 10h52Por Assessoria

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, bateu em março o recorde na geração de empregos formais no ano com 5.346 novas vagas e já registra um total de 118.337 postos de trabalho no Estado, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. Para se ter uma idéia, apenas os segmentos indústria de transformação e indústria da construção civil geraram juntos 4.979 vagas, sendo 2.689 pelo primeiro e 2.290 pelo segundo.

Além disso, ainda conforme o Radar da Fiems, o setor industrial já corresponde por 41,9% do total de novos empregos criados em Mato Grosso do Sul no ano, enquanto na seqüência aparecem os setores de serviços, com 4.102 vagas ou 32,1%, e agropecuária, com 2.814 vagas ou 22,0% do total de novos empregos criados em 2011. O Estado, com o saldo acumulado em março, obteve a marca de 562,9 mil postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 3,04% sobre o estoque total verificado ao fim de 2010.

Com saldo de 1.071 empregos formais criados no mês de março, a indústria mantém a parcela de 21% de todo o emprego formal existente no Estado, ficando atrás somente dos setores de serviços (26%) e administração pública (23%), com um total de 143,8 mil e 130,7 mil empregos formais, respectivamente. O resultado ocorrido em março fez com que o segmento industrial em Mato Grosso do Sul alcançasse um novo recorde de empregos formais. Adicionalmente, de janeiro de 2010, até o momento, o recorde de empregos nas atividades industriais foi quebrado em 13 oportunidades, das quais nove foram consecutivas, como pode ser observado na tabela abaixo.

Índice

Pelo Índice de Evolução do Emprego Formal na Indústria, calculado pelo Radar da Fiems, o segmento industrial, na posição verificada em março, foi de 173,3 pontos, indicando um crescimento de 73% sobre o estoque do ano base de 2005. Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 144,2 pontos e crescimento de 44%, o comércio com 132,5 pontos (+33%), a agropecuária com 116,5 pontos (+17%) e administração pública com 112,5 pontos (+13%).

No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 134,3 pontos (+34%). Constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2011, até o mês de março, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 29% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 20%, 31%, 49% e 54%, respectivamente.

No comparativo com igual mês do ano passado, os desempenhos do Índice de Evolução do Emprego Formal foram indústria (10,9%), serviços (8,1%), comércio (7,3%) e agropecuária (0,1%). Na mesma comparação, o índice para conjunto da economia sul-mato-grossense apresentou crescimento equivalente a 5,6%. Por fim, na comparação com o mês imediatamente anterior, os índices de evolução do emprego formal nos serviços, indústria, agropecuária e comércio apresentaram desempenhos equivalentes a 1%, 0,9%, 0,3% e -0,2%, respectivamente. Já a administração pública, na mesma comparação, não apresentou alteração em seu índice.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis