Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 2 de agosto de 2021
Busca
DOURADOS

Índios querem a permanência de coordenadora da Funai

28 Jul 2010 - 10h08Por Diário MS

Lideranças indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, estão defendendo a permanência da antropóloga Maria de Fátima Rosa Vilarinho no cargo de coordenadora regional da Funai (Fundação Nacional do Índio).


Maria de Fátima, que até o ano passado exercia a função de chefe do Serviço de Administração do órgão, assumiu o comando da Funai em janeiro passado, substituindo Margarida de Fátima Nicoletti. Margarida deixou a coordenação regional do órgão após protestos e pressão por parte de lideranças indígenas de todo Conesul do Estado, contrárias ao modelo de gerenciamento que adotado na época.


Informações apuradas pelo Diário MS dão conta que a Funai deve ter uma nova coordenadora em Dourados. O nome mais cotado para assumir o cargo é o da professora de licenciatura indígena da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Maria Aparecida Mendes de Oliveira. A nomeação da professora é aguardada para os próximos dias.


Neste caso, Maria de Fátima, que é servidora de carreira da Funai, retornaria para o setor administrativo da coordenação regional do órgão. No entanto, algumas lideranças defendem a permanência da antropóloga no cargo, alegando que o modelo de gestão implementado pela atual coordenadora tem surtido efeitos positivos nas aldeias locais.


A atual coordenadora da Funai foi procurada pelo reportagem para se posicionar sobre o assunto. No entanto, servidores locais informaram que Maria de Fátima estava ontem em Amambai, onde participava de uma Aty Guassu (Grande reunião). A professora Maria Aparecida Mendes de Oliveira também foi procurada pelo Diário MS. Entretanto, não atendeu as diversas tentativas de ligação telefônica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos