Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 7 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Índios permanecem em fazenda de Amambai e prometem resistir

9 Mai 2007 - 08h11

O grupo de pelo menos 60 indígenas da Aldeia Taquapery, de Coronel Sapucaia, permanece na Fazenda Madama, em Amambai. Policiais federais de Ponta Porã e representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Amambai estiveram ontem no local, mas os índios afirmaram que vão resistir e não deixarão a área antes da realização de um estudo antropológico para verificar se a terra é indígena.

A Funai solicitou ainda no ano passado para a direção nacional do órgão, em Brasília (DF), a realização do estudo antropológico, porém ainda não obteve resposta. Entretanto, o grupo da etnia guarani-kaiowá reivindica a posse da terra, alegando que a propriedade é indígena. Os policiais militares de Amambai também foram até a fazenda, mas foram impedidos de entrar.

Por enquanto, os indígenas não causaram nenhum prejuízo na área e permanecem na mata da fazenda. Os proprietários temem pela própria segurança e dos funcionários, pois os índios estão armados com facas e já fizeram ameaças de ocupar a sede da fazenda, segundo informou Débora Vendramini, filha de Antônio Vendramini, dono da fazenda.

Os proprietários devem ingressar ainda nesta quarta-feira na Justiça para que os índios desocupem a área. A ocupação já descumpre decisão judicial do dia 2 deste mês que determinou a expedição de mandado proibitório deferindo liminar a favor dos proprietários da área Antônio Vendramini e Maria Cecília Fusco Vendramini, conforme decisão da juíza federal substituta Daniela Paulovich de Lima, da 1ª Vara Federal de Ponta Porã.

A ação tem como réus a Funai, União e o indígena Francisco Fernandes, que está preso. Ele é acusado de comandar invasões na área e está sujeito a multa de R$ 500 caso motivasse novas ocupações. Esta é a segunda vez que a fazenda é invadida, pois em janeiro deste ano eles ocuparam a área e, durante conflito com fazendeiros, a índia Xurete Lopes, 70 anos, foi assassinada.

Vilson Nascimento

Além disso, no início deste ano, eles bloquearam os acessos da fazenda e fecharam por cinco dias a MS-289, que liga os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, em protesto contra a morte da índia que eles queriam enterrar na fazenda. Na época da invasão, quatro índios foram presos pela Polícia Civil de Coronel Sapucaia por terem roubado um trator e uma carreta da fazenda. Eles estavam armados com facas, facões e com revólver, sendo que as armas acabaram sendo apreendidas pelos policiais.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
Foto: Wagner Guimarães - Certo e errado: Alice de Camargo Dionisio, é de Fátima do Sul e defende os animais em seu desenhoFÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Aluna de Fátima do Sul é 1º lugar no Estado em concurso realizado pela Assembleia Legislativa
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ DE PRIMEIRO MUNDO
Jateí inaugura usina fotovoltaica para produção de energia solar própria nas repartições públicas