Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 6 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Índios aguardam decisão de Brasília sobre impasse da Funai

24 Mai 2007 - 04h12
As lideranças indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva da região de fronteira que há duas semanas protestam contra a transferência da Administração Regional da Funai de Amambai para Dourados, transformando a antes AR em apenas um núcleo de apoio, estão aguardando uma decisão de Brasília sobre a permanência da regional do órgão federal em Amambai.

Nessa quarta-feira pela manhã caciques e chefe de grupos de 22 áreas indígenas atendidas pela extinta Administração Regional de Amambai, que estão divididas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai lotaram as dependências da Câmara de Amambai para uma reunião com o indigenista Cláudio Romero, enviado pelo presidente da Fundação Nacional do Índio de Brasília para ouvir as reivindicações das lideranças indígenas e realizar uma avaliação da situação.

Segundo Cláudio Romero a extinção da Administração Regional da Funai de Amambai para a criação da Administração Regional para o Conesul em Dourados foi um equivoco e poderá ser revertida. De acordo com o indigenista a desativação do órgão entrou em um contexto de estruturação da Funai em todo o Brasil, onde vários núcleos acabaram fechados para centralizar as ações em âmbito regional visando, com isso, melhorar o atendimento às comunidades indígenas.
“Em todas essas mudanças a nível nacional, apenas a Administração Regional de Amambai foi rebaixada de AR para núcleo”, disse Cláudio Romero ao destacar que a permanência da Administração no município é de fundamental importância para os mais de 25 mil índios que habitam nas aldeias da região, portanto é necessário que a portaria extinguindo o órgão seja revista pelo presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira.

Documento à Brasília- Após as discussões durante a reunião pela manhã, na tarde dessa quarta-feira Cláudio Romero encaminhou um documento em regime de urgência ao presidente da Funai em Brasília, Marcio Meira relatado ser viável e necessário a permanência da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio em Amambai e o clima é de expectativa para a resposta que é aguardada ainda para essa quarta-feira ou no mais tardar até o final do dia dessa quinta-feira, 24.

A reunião dessa quarta-feira pela manhã na Câmara de Amambai, além das lideranças indígenas, contou também, com a participação da classe política de Amambai, entre eles, do presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PRONA), dos vereadores Josmair Cardoso (PR), Carlos Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), Anderson Mansano (PR) e Daniel Riquelme (PTB), todos de Amambai. De Coronel Sapucaia participou da reunião o vereador Daniel Lescano, que também é cacique na Aldeia Taquapery e Tacuru foi representado pelo vereador Isaul Martins que também é guarani-kaiowá.

Também estiveram acompanhando a reunião representantes das instituições de segurança pública, entre elas o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai capitão Jidevaldo de Souza Lima e do comandante da base da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Amambai, subtenente Luiz Gonzaga.

 
 
A Gazeta Esportiva

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

Foto: Wagner Guimarães - Certo e errado: Alice de Camargo Dionisio, é de Fátima do Sul e defende os animais em seu desenhoFÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Aluna de Fátima do Sul é 1º lugar no Estado em concurso realizado pela Assembleia Legislativa
Polícia
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS do esquenta de NATAL e QUARTA VERDE do Mercado Julifran em Fátima do Sul
Maria Eduarda está desaparecida / Arquivo pessoalPolicial
Adolescente desaparece no Aero Rancho e família pede ajuda