Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Índios aguardam decisão de Brasília sobre impasse da Funai

24 Mai 2007 - 04h12
As lideranças indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva da região de fronteira que há duas semanas protestam contra a transferência da Administração Regional da Funai de Amambai para Dourados, transformando a antes AR em apenas um núcleo de apoio, estão aguardando uma decisão de Brasília sobre a permanência da regional do órgão federal em Amambai.

Nessa quarta-feira pela manhã caciques e chefe de grupos de 22 áreas indígenas atendidas pela extinta Administração Regional de Amambai, que estão divididas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai lotaram as dependências da Câmara de Amambai para uma reunião com o indigenista Cláudio Romero, enviado pelo presidente da Fundação Nacional do Índio de Brasília para ouvir as reivindicações das lideranças indígenas e realizar uma avaliação da situação.

Segundo Cláudio Romero a extinção da Administração Regional da Funai de Amambai para a criação da Administração Regional para o Conesul em Dourados foi um equivoco e poderá ser revertida. De acordo com o indigenista a desativação do órgão entrou em um contexto de estruturação da Funai em todo o Brasil, onde vários núcleos acabaram fechados para centralizar as ações em âmbito regional visando, com isso, melhorar o atendimento às comunidades indígenas.
“Em todas essas mudanças a nível nacional, apenas a Administração Regional de Amambai foi rebaixada de AR para núcleo”, disse Cláudio Romero ao destacar que a permanência da Administração no município é de fundamental importância para os mais de 25 mil índios que habitam nas aldeias da região, portanto é necessário que a portaria extinguindo o órgão seja revista pelo presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira.

Documento à Brasília- Após as discussões durante a reunião pela manhã, na tarde dessa quarta-feira Cláudio Romero encaminhou um documento em regime de urgência ao presidente da Funai em Brasília, Marcio Meira relatado ser viável e necessário a permanência da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio em Amambai e o clima é de expectativa para a resposta que é aguardada ainda para essa quarta-feira ou no mais tardar até o final do dia dessa quinta-feira, 24.

A reunião dessa quarta-feira pela manhã na Câmara de Amambai, além das lideranças indígenas, contou também, com a participação da classe política de Amambai, entre eles, do presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PRONA), dos vereadores Josmair Cardoso (PR), Carlos Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), Anderson Mansano (PR) e Daniel Riquelme (PTB), todos de Amambai. De Coronel Sapucaia participou da reunião o vereador Daniel Lescano, que também é cacique na Aldeia Taquapery e Tacuru foi representado pelo vereador Isaul Martins que também é guarani-kaiowá.

Também estiveram acompanhando a reunião representantes das instituições de segurança pública, entre elas o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai capitão Jidevaldo de Souza Lima e do comandante da base da Polícia Militar Rodoviária Estadual de Amambai, subtenente Luiz Gonzaga.

 
 
A Gazeta Esportiva

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul