Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 1 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Índios acusam Ari Artuzi de se apropriar de tratores

26 Nov 2009 - 07h57Por Diário MS
Lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó estão revoltadas com a Prefeitura de Dourados. Os índios acusam o prefeito Ari Artuzi (PDT) de se apropriar das duas patrulhas mecanizadas – equipadas com tratores, niveladoras e carretas – doadas no início do mês pelo governador André Puccinelli (PMDB), durante visita à reserva de Dourados.
A denúncia foi feita ontem pelo capitão da aldeia Jaguapiru, Naor Ramos Machado. Segundo ele, após a entrega dos tratores, ocorrida no dia 6, a prefeitura informou que ficaria com o maquinário, alegando que faria a manutenção e a revisão dos equipamentos antes de disponibilizá-los aos índios. No entanto, diante da demora na entrega das patrulhas, uma comissão formada por diversas lideranças indígenas esteve na semana passada com o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta.
Conforme Ramos, na reunião, o secretário teria informado aos índios que os maquinários ficariam em posse da prefeitura e que também seriam usados para atender a agrovila localizada na Vila Formosa e os assentamentos instalados no município.
“Alguém está mentindo nessa história. Porque o governador nos informou que os tratores ficariam à nossa disposição e que seriam de uso exclusivo da comunidade indígena. No entanto, a prefeitura se apossou do maquinário e informou que por determinação do governo do Estado os tratores também vão atender os assentamentos e a agrovila. Dessa forma não nos interessa porque sabemos que não vai resolver o problema da nossa comunidade”, reclamou o capitão em entrevista ao Diário MS.
O capitão da aldeia Jaguapiru informou que na terça-feira os tratores foram levados pela primeira vez para a reserva. “O maquinário chegou esta semana nas aldeias. No entanto, a prefeitura contratou funcionários para operar os tratores e nos informou que vão trabalhar na terra apenas das 9h às 16h. Desse jeito, eles não vão dar contar de preparar nem a metade das terras da reserva. Para que o plantio seja feito na época certa, precisamos desses tratores trabalhando noite e dia”, disse.
A assessoria de André Puccinelli informou ontem que as patrulhas mecanizadas entregues pelo governo do Estado aos índios de Dourados fazem parte do programa “Aldeia Produtiva”, que prevê o uso exclusivo dos maquinários na comunidade indígena.

PREFEITURA

Maurício Peralta disse que o próprio convênio firmado entre a Prefeitura de Dourados e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) determina que os tratores devam ficar sob a gerência do município. O secretário também negou que o maquinário esteja sendo utilizado em assentamentos e na agrovila. “Os tratores estão sendo utilizados exclusivamente para atender a comunidade indígena. Esses dois tratores já estão trabalhando nas aldeias, juntamente com outras três patrulhas pertencentes à prefeitura. Esse trabalho é feito em parceria com a Agraer, que é a responsável pelo mapeamento das propriedades atendidas. Posso garantir que todos serão atendidos sem discriminação”.
No entanto, conforme Peralta, algumas lideranças não concordam que dos tratores fiquem sob a responsabilidade da prefeitura. “Eles queriam que o maquinário ficasse à disposição das lideranças e que elas definissem o cronograma de trabalho dentro da aldeia. Infelizmente, não poderíamos fazer isso nem se quiséssemos, já que o contrato nos abriga a cuidar e gerir o uso desses equipamentos”, explicou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro
Foto: Redes Sociais CRIME EM MS
Cabeleireira é morta a tiros em MS
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina