Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Índice de cheques devolvidos cai 2,6% em setembro

18 Out 2006 - 14h15
O índice de cheques devolvidos por falta de fundos no País apresentou queda em setembro, conforme estudo divulgado nesta quarta-feira pela Serasa. Em relação a setembro de 2005, houve recuo de 2,6%. Na comparação com agosto de 2006, a companhia de análise de crédito constatou baixa mais expressiva, de 7,4%.

No mês passado, foram compensados 132,5 milhões de cheques, sendo que 2,5 milhões voltaram por falta de fundos, o que correspondeu a um índice de 18,9 cheques devolvidos a cada mil compensados. Em setembro de 2005, quando foram compensados 157,7 milhões de folhas e devolvidas 3,1 milhões no País, o índice foi de 19,4 cheques a cada mil. Em agosto deste ano, quando foram devolvidos 2,9 milhões de cheques de um total de 142,9 milhões de compensados, o indicador atingiu 20,4 cheques a cada mil.

De acordo com a Serasa, o movimento de baixa de setembro retrata o crescimento da renda disponível do consumidor, sustentado pelo aumento do salário mínimo, inflação em queda, expansão do emprego e reajustes salariais com ganho real para diversas categorias. A companhia destacou também que a desaceleração na expansão do crédito, nos últimos meses, indica que parte dos consumidores está priorizando o pagamento das dívidas assumidas.

Acumulado

Entre janeiro e setembro de 2006, o levantamento da Serasa constatou movimento oposto ao do mês passado. Na comparação com os primeiros nove meses de 2005, houve crescimento de 15,1% no índice de cheques devolvidos.

Foi compensado um total de 1,3 bilhão de cheques na somatória no acumulado de 2006, sendo que 27,5 milhões voltaram por falta de fundos, o que correspondeu a um índice de 21,3 cheques devolvidos a cada mil. No mesmo período de 2005, foram devolvidos 27,1 milhões de cheques de um total de 1,5 bilhão de compensados, o que resultou em um indicador de 18,5 cheques a cada mil.

Segundo a Serasa, a maior oferta de crédito e o alongamento nos prazos de pagamento elevaram o nível de endividamento da população, mantendo o volume de cheques devolvidos superior ao registrado entre janeiro e setembro de 2005.

Regiões e Estados

Entre as regiões brasileiras, o estudo da Serasa constatou que o menor índice de cheques devolvidos a cada mil compensados, de 17,0, foi verificado no Sudeste. O maior indicador, de 38,2 a cada mil, ficou por conta da região Norte. Nordeste, Centro-Oeste e Sul apresentaram índices de 26,0, 23,2 e 17,9, respectivamente.

No levantamento por Estado, Pernambuco foi o que apresentou o menor índice (15,7), seguido por São Paulo (16,0). Na outra ponta, Roraima liderou o ranking com 89,4 cheques a cada mil compensados, seguido por Amapá (69,4) e Alagoas (48,4). No Distrito Federal, o índice foi de 22,7; no Rio de Janeiro, de 21,1; e, em Minas Gerais, de 17,3.

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto