Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Indecisos podem definir eleição para os cargos do Senado em MS

26 Jul 2010 - 11h34Por Conjuntura Online
A campanha para as duas cadeiras a que Mato Grosso do Sul tem direito no Senado ainda está praticamente indefinida, conforme o resultado da mais recente pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa), uma vez que o número de indecisos pode decidir quais os representantes no Estado a atuar na Casa a partir da próxima legislatura.

De acordo com o levantamento estatístico feito pelo Ibrape entre os dias 15 e 18 deste mês, o senador Delcídio do Amaral (PT), que postula à reeleição, aparece com 49% da preferência dos eleitores sul-mato-grossenses. No entanto, o número de indecisos, que representa cerca de R$ 1 milhão de eleitores, supera o petista que lidera a corrida rumo ao Senado.

Para analistas, a campanha para o Senado ainda não ganhou as ruas para valer, o que atesta o grande número de eleitores que ainda não decidiu em quem votar para o cargo nas eleições de outubro, diferentemente na disputa para o governo estadual a qual sempre tem mais visibilidade em todas as regiões do País.

Eles acreditam que o quadro deve mudar gradativamente no decorrer da campanha que está apenas começando. O horário gratuito reservado aos partidos políticos em rede de rádio e de televisão é, segundo eles, a grande oportunidade de o eleitor definir quem deve representar Mato Grosso do Sul no Senado.

Segundo a pesquisa do Ibrape, que entrevistou 1.119 eleitores em todo o Estado nesse período do ano, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) é o segundo colocado com 41% das intenções de voto.

Em abril, a diferença entre os dois candidatos integrantes à chapa do ex-governador Zeca do PT era de 31 pontos, e agora é de apenas 8, conforme revelou o levantamento publicado há dias no jornal Correio do Estado.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibrape ouviu 1.119 eleitores entre os dias 15 e 18 de julho, em todo o Estado.

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e o vice-governador Murilo Zaiith (DEM), que também concorrem ao Senado, figuram tecnicamente empatados: o peemedebista obteve 23% e o democrata 24%.

O levantamento mostra queda da preferência do eleitorado em relação a Delcídio, apesar de o senador aparecer bem na pesquisa atual. Em abril, ele aparecia com 61% das intenções de votos. No mesmo período, Dagoberto evoluiu de 30% para 41%, ou seja, 11 pontos.

A pesquisa também mostra evolução do candidato Murilo Zauith, que passou de 18% para 24%. Já Waldemir Moka caiu de 26% para 23%.

Os candidatos Jorge Batista e Professor Washington, ambos do PSOL, figuram com 2% da preferência do eleitorado. Alto índice de eleitores declarou intenção de votar em branco ou nulo: 20%, com índice de indesisos chegando a 39%.

A pesquisa do Ibrape foi registrada sob o número 23860/2010 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS