Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Incra pretende retomar 470 lotes irregulares em MS

29 Jan 2011 - 06h15Por Diário MS

O Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul diz que pretende retomar os lotes irregulares do complexo de assentamentos Santo Antônio, localizados em Itaquiraí, região Sul do Estado. Segundo o superintendente regional do Incra no MS, Manuel Furtado Neves, dos 1.253 lotes que foram levantados na região, em torno de 470 estariam ocupados irregularmente.


“Este trabalho foi concluído no fim do ano passado e agora estamos esperando a liberação do orçamento do Instituto e procedimentos administrativos para notificar os ocupantes. A partir daí, eles vão poder esclarecer o porquê de estarem lá, não vamos cercear o direito de defesa dessas famílias”, afirma o superintendente.


Depois das notificações, os moradores terão 15 dias de prazo para encaminhar as explicações. O Incra estudará, então, cada situação e ouvirá a procuradoria jurídica para saber qual será o encaminhamento dos casos. Com as análises, o Instituto poderá decidir sobre a real situação e retomar os lotes constatados como irregulares.


“Vamos cadastrar e classificar os pretendentes para ocuparem a área a partir do número de lotes realmente irregulares. Mas a ocupação deve ser feita pelas famílias que estão em assentamentos da região”, diz Neves.


O presidente da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado) de MS, Geraldo Teixeira de Almeida, diz que irá acompanhar o processo e que apóia a decisão sobre o direito de defesa das famílias. “Se forem trabalhadores da terra vamos defender, porque essa é a função da reforma agrária. Nosso medo é que alguma injustiça seja feita no local, como já aconteceu outras vezes”, diz Almeida.

INVESTIGAÇÃO

Em agosto do ano passado, a operação Tellus - deusa da terra, segundo a mitologia romana – da PF (Polícia Federal) desmantelou uma organização criminosa que fraudava divisão de lotes que deveriam ser destinados ao programa da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. Lideres de movimentos sindicais ligados aos trabalhadores sem-terra e funcionários do Incra estariam envolvidos no esquema.


De acordo com comunicado da PF divulgado na época, em 2007, o Incra comprou quatro fazendas do complexo Santo Antônio, em Itaquiraí, área que custou R$ 130 milhões. Foram desapropriados 16.926 hectares, distribuídos em quatro PAs, os conhecidos projetos de Assentamentos, chamados de Santo Antônio, Itaquiraí, Caburei e Foz do Rio Amambai.


Em dezembro de 2008 foi realizado o sorteio dos lotes. Conforme informado no Inquérito Policial, várias irregularidades ocorreram nesse processo, como a reserva de bons lotes e desrespeito ao cadastro prévio de acampados.


Segundo a PF, depois do sorteio, houve ainda venda de lotes, intermediada pelos líderes dos assentamentos e com a participação de servidores do Incra que formalizam a venda alterando os registros dos imóveis.


Uma liminar, assinada em janeiro deste ano, impediu a desapropriação dos imóveis até que o levantamento ocupacional de todos os lotes no sul do Estado, identificando os que foram ocupados irregularmente, seja feito pelo Incra. Só a partir das constatações, o Instituto deve iniciar a retomada desses lotes através da destinação das famílias candidatas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho