Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Incra é investigado por fraude na distribuição de lotes no MS

16 Dez 2009 - 10h33Por Diário MS

Servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) estão sendo alvo de investigações do parte do MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul. Denúncias feitas por trabalhadores rurais sem-terra apontam diversas irregularidades na distribuição de lotes no complexo de assentamentos Santo Antônio, no município de Itaquiraí.

As denúncias apontam a participação de servidores do órgão em um esquema fraudulento de seleção das famílias e no comércio ilegal de lotes entregues pela União.

O sorteio dos 501 lotes destinados aos sem-terra ligados a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e FAF (Federação da Agricultura Familiar) aconteceu em dezembro do ano passado.

Conforme as denúncias apresentadas pelos trabalhadores rurais, várias irregularidades foram cometidas na seleção das famílias beneficiadas. Entre as irregularidades estaria o uso de “laranjas” e a seleção de pessoas que não preenchem os requisitos exigidos pelo MDE (Ministério de Desenvolvimento Agrário).

No mesmo procedimento, o MPF também investiga a venda ilegal de lotes. Segundo as denúncias, os funcionários do Incra estariam acobertando as negociações fraudulentas. Por lei, os assentados não podem vender os lotes que recebem na reforma agrária. Quando o caso é descoberto, o comprador perde o lote e o vendedor enfrenta ação judicial.

Diante da situação, na semana passada oficiais da Justiça Federal, acompanhados por agentes da PF (Polícia Federal), cumpriram um mandado de busca e apreensão no escritório regional do Incra em Dourados. Documentos e computadores foram apreendidos e levados para a sede do MPF em Dourados.

O delegado Bráulio César Galloni, chefe da PF em Dourados, confirmou que uma equipe acompanhou os oficiais de Justiça, mas disse que a PF ainda não participa das investigações. O mandado foi expedido pela Justiça Federal em Naviraí e seria resultado de um pedido de medida cautelar feito pelo MPF para garantir a apreensão dos documentos e computadores. O material recolhido semana passada está sendo analisado e só após a conclusão do trabalho é que o MPF vai decidir se instaura um procedimento investigatório.

O complexo de assentamentos Santo Antônio possui 7,2 mil hectares e está localizado em uma grande extensão de terra com vocação agrícola. Além dos 20% de reserva legal obrigatória, o local mantém pelo menos 1,7 mil hectares de mata nativa repleta de árvores como peroba, angico e aroeira.

A superintendência do Incra, em Campo Grande, foi procurada ontem pelo Diário MS para se posicionar sobre as denúncias. No entanto, a assessoria do órgão informou que o superintendente do Incra no Estado, Waldir Nascimento, deverá se posicionar sobre o caso no decorrer desta semana.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação