Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Inclusão Digital é desenvolvido pela Fafs em Fátima do Sul

3 Jul 2006 - 16h12

Há uma busca constante em complementar o trabalho desenvolvido pela Faculdade em áreas específicas. Sabe-se que no Município de Fátima do Sul há pessoas que se deslocam a outros municípios ou regiões em busca de emprego e renda. Propõe-se, para tanto, a realização de um projeto visando a dar um suporte quanto à iniciação na informática por adolescentes de baixa renda de Fátima do Sul, desvendando alguns mistérios quanto ao uso dos computadores.

 

Ser (estar) Livre é a condição de quem tem Liberdade. Liberdade é um mérito e é uma possibilidade humana. A liberdade exige pré-requisitos e é um reconhecimento dos humanos. Minha liberdade se completa no reconhecimento do outro. Ou seja, a liberdade individual passa pela responsabilidade (dependência) do coletivo.

 

O objetivo principal deste projeto é oportunizar a jovens, entre 12 e 16 anos, advindos do Projeto Criança Feliz e da Sema, a construção de habilidades e competências na área de computação. A ênfase é em softwares considerados livres (OpenOffice / Linux) e, para a integração econômica, social e profissional, associadas a uma cultura de cidadania, contribuindo para a diminuição das disparidades sociais e na promoção de uma sociedade menos injusta, menos violenta e mais humana.

 

Visa a proporcionar conhecimento teórico-prático necessário para a inserção da informática compreendendo a monitoração de softwares. Além disso, possibilitar a qualificação profissional de jovens através de intervenção sócio-pedagógica e articular conhecimentos específicos com saberes que proporcionam competências de gestão, bem como para o exercício da cidadania, autonomia e ética profissional.

 

Este projeto é coordenado pelo professor Sergio Adelar Brun, coordenador do Curso de Administração. Está sendo desenvolvido com instrumentação teórica e prática ministrada em sala de aula por acadêmicos do curso de Administração ligados à Empresa Júnior especialmente pelos acadêmicos Evandro Alves dos Santos e Suelen Mendes Cunha, com participação do professor de informática – Cássio de Lima Marsiglia. A instrumentação visa dar suporte aos alunos no tocante aos sistemas operacionais livres abrangendo um instrumental básico, considerando a inserção dos alunos na informática. O OpenOffice é uma versão livre do Microsoft Word.

 

Além disso, possibilita à Empresa Júnior o cumprimento de um papel relevante à comunidade, demonstrando atividades de Responsabilidade Social da Fafs/Fifasul e do Curso de Administração da FAFS, proporcionando aos alunos participantes, multiplicarem os conhecimentos. Ainda, proporciona-se aos jovens a obtenção de conhecimentos de informática e competência profissional para operarem computadores na edição e formatação de textos e, monitoração de softwares utilizados nas empresas.

 

No decorrer do curso alguns jovens que se identificam mais com os computadores, podem optar profissionalmente, viabilizando atendimento a demanda local, trabalhando em micro-empresas, associações, cooperativas, etc.. Espera-se que estas instituições sejam parceiras na continuidade do trabalho, especialmente, pelo aumento da auto-estima dos jovens que participam do projeto e, pela participação e contribuição à comunidade e melhoria no relacionamento familiar e social que este projeto proporciona.
 
 
 
 
Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro