Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Inclusão Digital é desenvolvido pela Fafs em Fátima do Sul

3 Jul 2006 - 16h12

Há uma busca constante em complementar o trabalho desenvolvido pela Faculdade em áreas específicas. Sabe-se que no Município de Fátima do Sul há pessoas que se deslocam a outros municípios ou regiões em busca de emprego e renda. Propõe-se, para tanto, a realização de um projeto visando a dar um suporte quanto à iniciação na informática por adolescentes de baixa renda de Fátima do Sul, desvendando alguns mistérios quanto ao uso dos computadores.

 

Ser (estar) Livre é a condição de quem tem Liberdade. Liberdade é um mérito e é uma possibilidade humana. A liberdade exige pré-requisitos e é um reconhecimento dos humanos. Minha liberdade se completa no reconhecimento do outro. Ou seja, a liberdade individual passa pela responsabilidade (dependência) do coletivo.

 

O objetivo principal deste projeto é oportunizar a jovens, entre 12 e 16 anos, advindos do Projeto Criança Feliz e da Sema, a construção de habilidades e competências na área de computação. A ênfase é em softwares considerados livres (OpenOffice / Linux) e, para a integração econômica, social e profissional, associadas a uma cultura de cidadania, contribuindo para a diminuição das disparidades sociais e na promoção de uma sociedade menos injusta, menos violenta e mais humana.

 

Visa a proporcionar conhecimento teórico-prático necessário para a inserção da informática compreendendo a monitoração de softwares. Além disso, possibilitar a qualificação profissional de jovens através de intervenção sócio-pedagógica e articular conhecimentos específicos com saberes que proporcionam competências de gestão, bem como para o exercício da cidadania, autonomia e ética profissional.

 

Este projeto é coordenado pelo professor Sergio Adelar Brun, coordenador do Curso de Administração. Está sendo desenvolvido com instrumentação teórica e prática ministrada em sala de aula por acadêmicos do curso de Administração ligados à Empresa Júnior especialmente pelos acadêmicos Evandro Alves dos Santos e Suelen Mendes Cunha, com participação do professor de informática – Cássio de Lima Marsiglia. A instrumentação visa dar suporte aos alunos no tocante aos sistemas operacionais livres abrangendo um instrumental básico, considerando a inserção dos alunos na informática. O OpenOffice é uma versão livre do Microsoft Word.

 

Além disso, possibilita à Empresa Júnior o cumprimento de um papel relevante à comunidade, demonstrando atividades de Responsabilidade Social da Fafs/Fifasul e do Curso de Administração da FAFS, proporcionando aos alunos participantes, multiplicarem os conhecimentos. Ainda, proporciona-se aos jovens a obtenção de conhecimentos de informática e competência profissional para operarem computadores na edição e formatação de textos e, monitoração de softwares utilizados nas empresas.

 

No decorrer do curso alguns jovens que se identificam mais com os computadores, podem optar profissionalmente, viabilizando atendimento a demanda local, trabalhando em micro-empresas, associações, cooperativas, etc.. Espera-se que estas instituições sejam parceiras na continuidade do trabalho, especialmente, pelo aumento da auto-estima dos jovens que participam do projeto e, pela participação e contribuição à comunidade e melhoria no relacionamento familiar e social que este projeto proporciona.
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho