Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Incêndio ameaça Pantanal na Bolívia, no Paraguai e no Brasil

8 Jul 2010 - 18h45Por Folha Online

Um gigantesco incêndio na fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai, originado por uma grande seca, está saindo do controle, colocando em risco matas dos três países e ameaçando o Pantanal. Uma reserva natural já foi afetada pelo fogo.

"O fogo é incontrolável, dá para vê-lo a quilômetros de distância. Quando começou, há duas semanas, constatamos que vinha do Brasil e afetava também o lado paraguaio", declarou à agência de notícias France Presse a diretora do parque nacional boliviano Pantanal Otuquis, afetado pelo incêndio. O Ibama contesta que o problema tenha começado do lado brasileiro da fronteira (leia mais abaixo).

O parque fica no sudeste da Bolívia e tem extensão de 1 milhão de hectares. Sua área abrange o trecho boliviano do Pantanal.

Em Assunção, a ONG Guyrá Paraguay afirmou em comunicado que "o incêndio está avançando para a zona do rio Negro, limite do Paraguai com a Bolívia. Tem 15 km de largura e está apenas 26 km ao norte da estação Tres Gigantes", na localidade de Bahía Negra. Fortes ventos, de quase 30 km/h, estão atiçando o fogo.

Robert Salvatierra, diretor do Parque Nacional Noel Kempff, também na Bolivia, afirmou que a seca nessa época é um processo natural. "Mas ela está ficando mais séria porque começa mais cedo e com mais intesidade, por causa da mudança climática", disse Salvatierra. Descuidos com o manejo de pastagens podem ter iniciado o problema, afirma ele.

IBAMA REBATE

O coordenador do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) do Ibama no Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, contestou as informações do governo boliviano. Ele afirma que o incêndio começou na Bolívia e, agora, avança em direção ao Brasil.

"O fogo está do lado boliviano, próximo à fronteira com o Mato Grosso do Sul, e nós estamos acompanhando seu deslocamento", afirmou.

Segundo ele, o Estado tem brigadas de incêndio em quatro municípos pantaneiros, o que garantiria uma ação rápida caso o fogo chegasse ao Brasil.

O Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul também rebateu a versão boliviana. Por meio de sua assessoria, a corporação negou que um incêndio de grandes proporções tenha começado no Estado e avançado em direção ao Pantanal da Bolívia.

No Mato Grosso, o Ibama e o Corpo de Bombeiros também negaram grandes focos próximos à fronteira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados