Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Inaugurada em Brasília a 1ª Escola Federal de Mato Grosso do Sul

3 Fev 2010 - 12h58Por AL / MS

 

A 1ª Escola Federal de Educação Profissional de Mato Grosso do Sul, localizada em Nova Andradina, foi inaugurada em Brasília. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente José Alencar, do ministro da Educação Fernando Haddad, entre outras autoridades de Mato Grosso do Sul, como a deputada Dione Hashioka (PSDB), representando a Assembleia Legislativa e a região contemplada pela obra.

Também estavam presentes o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcus Aurélius Stier Serpe e o diretor geral do campus/Nova Andradina, José Junio Rodrigues de Souza quando receberam a placa simbolizando o ‘Ato Solene de Inauguração’ e que será instalada em Nova Andradina.

“Foi um momento em que vimos a concretização de um sonho daqueles que residem em Nova Andradina e região, pois por mais de 10 anos a obra permaneceu parada e se não fosse a luta do prefeito Roberto Hashioka e do deputado Antônio Carlos Biffi e a determinação do presidente Lula a obra não teria sido retomada e não estaria concluída”, afirmou a deputada Dione Hashioka.

O presidente Lula disse que pode avaliar a importância desta conquista do Instituto para as cidades do interior, destacando a briga entre os prefeitos em várias cidades do País para receber uma escola técnica: “Quando começamos a abrir as comportas, milhares de pessoas começaram a cobrar uma melhor educação. Descobrimos até a sede dos prefeitos por escolas de educação profissional; não existe uma única cidade que não queira ter uma escola técnica”, afirmou o presidente.

Conforme Dione Hashioka, a mobilização política resultou na retomada da obra que foi concluída e este ano já está recebendo os alunos para formar profissionais para o atendimento das necessidades das empresas que estão se instalando em todo estado. O campus Nova Andradina do IFMS recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões e terá o início das aulas no próximo mês de março.

Em Mato Grosso do Sul, antes da expansão da rede federal, não havia escolas federais de educação profissional. Estão em construção seis campi do Instituto Federal nos municípios de Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Coxim e Campo Grande. Só em infra-estrutura, serão investidos R$ 35 milhões na construção.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso