A inadimplência dos consumidores caiu 0,5% em outubro na comparação com o mesmo mês no ano passado. De acordo com o indicador da Serasa divulgado nesta quarta-feira, é a primeira queda na comparação anual em 2009.
Em outubro de 2008, o Brasil passava por um dos piores momentos da crise econômica mundial, com retração no consumo, na produção e no crédito. Já no mesmo mês deste ano, destacam os analistas da Serasa, os sinais de recuperação da economia têm favorecido a queda gradual da inadimplência.
No confronto com setembro, o indicador apontou leve alta de 0,4%. O pagamento do 13º salário deve contribuir para a redução da inadimplência até o final do ano. No acumulado dos dez primeiros meses, a expansão chega a 7,9% --patamar apenas um pouco acima do registrado no comparativo entre janeiro e outubro de 2008 e de 2007 (7,5%), período caracterizado pelo crescimento econômico.
As dívidas com bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no acumulado do ano, com participação de 44,6%, seguidas de cartões de crédito e financeiras (36,2%) e cheques sem fundos (17,3%).
Leia Também

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
