Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Impugnações de candidaturas já beiram 3.000 no país

20 Jul 2010 - 07h58Por Folha Online

A entrada de São Paulo no ranking de impugnações elevou para quase 3.000 o número de candidatos com problemas na Justiça Eleitoral.

Ontem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começou a divulgar os dados de candidaturas impugnadas no Estado. Até as 20h, a corte havia registrado o questionamento de 301 registros dos 3.154 políticos que se lançaram na disputa por cargos.

Com isso, o total de candidaturas impugnadas na Justiça Eleitoral chegou a 2.967.

Pelo sistema disponibilizado pelo tribunal, não é possível detalhar quantas impugnações foram pedidas pelo Ministério Público, e quantas foram solicitadas por partidos e candidatos.

A impugnação é a contestação do registro de um candidato na Justiça Eleitoral. Esse questionamento pode ser feito pelo Ministério Público, por siglas e por candidatos para impedir a aprovação do registro.

As falhas apontadas podem ir desde a falta de documentos a denúncias para impedir que "fichas-sujas" disputem as eleições.

Os tribunais regionais têm até o dia 5 de agosto para julgar as impugnações.

O TSE não havia registrado até ontem nenhum pedido de impugnação dos nove candidatos que disputam a Presidência da República.

O nome do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não figura entre os candidatos com problemas na Justiça. Isso porque o número de concorrentes com candidaturas impugnadas ainda deve aumentar. O TSE tem até o fim do dia de hoje para finalizar a lista de candidatos questionados na Justiça Eleitoral.

Por enquanto, Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, lidera o ranking dos pedidos de impugnação.

De um total de 1.701 registros de candidatura, 614 foram impugnados, segundo balanço divulgado pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) na última sexta-feira.

O Estado de Alagoas ocupa a segunda posição em números absolutos, mas em cálculo proporcional --quando são comparados o número de candidaturas registradas e o número de questionamentos--, o Estado lidera.

Dos 438 políticos que se lançaram candidatos, 429 tiveram a candidatura impugnada, o equivalente a 97,9% dos registros.

Até ontem, Rondônia ocupava o terceiro lugar, com 327 candidaturas impugnadas, de um total de 477 políticos registrados.

Há ainda números expressivos de impugnações nos Estados de Goiás, onde 230 das 800 candidaturas enfrentam problemas na Justiça; Amazonas, com 117 políticos questionados e Bahia, com 110.

Paraíba com 98 impugnações e o Distrito Federal com 76, e Mato Grosso do Sul fecham os dez Estados com o maior número de candidaturas questionadas.

O Amapá é o Estado que contabiliza o menor número de impugnações. Das 368 candidaturas registradas, apenas 11 foram alvo de questionamento na Justiça Eleitoral do Estado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Portaria prorroga por mais 180 dias emergência zoossanitária devido ao vírus H5N1
Brasil ja resgatou mais de 1,6 mil pessoas e 19 pets no Líbano
Luto no Esporte
Morre José Adilson Rodrigues dos Santos, o grande Maguila, ícone do boxe brasileiro, aos 65 anos
A atriz Gloria Menezes fez 90 anos com uma festa em família para comemorar a vida. - Foto: @gloriaetarcisio FAMOSIDADES
Glória Menezes completa 90 anos e ganha festa com bolo, velas e vinho; vídeo
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, morreu após ferir várias pessoas a tiros, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul Policial
Tragédia em Novo Hamburgo: Um crime que chocou a comunidade

Mais Lidas

Fotos: Dhione Tito / Fátima News AGORA - GRAVE ACIDENTE
Grave acidente no trevo de Culturama faz vítimas na noite desta quinta-feira
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWSACIDENTE FATAL
Delegado da Polícia Civil fala sobre acidente que deixou jovem morto no trevo de acesso a Culturama
Acidente mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros e Samu no início da tarde. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)ACIDENTE NAS ESTRADAS
ACIDENTE: Tentativa de ultrapassagem teria causado acidente com 06 vítimas
FOTO: GEONE BERNARDOAlerta Laranja
INMET emite alerta laranja para Dourados e região: chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, morreu após ferir várias pessoas a tiros, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do SulPolicial
Tragédia em Novo Hamburgo: Um crime que chocou a comunidade