Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Igrejas cristãs promovem campanha contra modelo econômico

18 Fev 2010 - 10h44Por Agência Brasil

 
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 tem como tema “Economia e Vida”. Segundo seus organizadores, a campanha tem como objetivos valorizar as pessoas, superar o consumismo e reconhecer a responsabilidades individuais diante dos problemas da vida econômica.

A Campanha da Fraternidade deste ano agrupa pela terceira vez na história a Igreja Católica, a Igreja Presbiteriana Unida, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e a Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia.

Com o lema extraído do Evangelho de São Mateus - “vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, a campanha também quer estimular a reflexão sobre a economia e a desigualdade social no Brasil.

“Precisamos educar o nosso povo para a cidadania em que se respeitem os direitos das pessoas e lhe dê condições de viver dignamente.

Muitas vezes os direitos são lesados, como é o caso da escravidão, como é o caso das pessoas que não têm vez: não têm trabalho, não têm casa, não têm terra para plantar, não têm casa e não têm o olhar da sociedade”, assinalou dom José Alberto Moura, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com o economista Guilherme Costa Delgado, que assessorou na elaboração do texto base da campanha, a mobilização das igrejas “tem o sentido de crítica ao modelo vigente e reflexão sobre o futuro”, disse Delgado, que trabalha no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e é professor visitante da Universidade Federal de Uberlândia.

Delgado fez referência à exploração extrema do trabalho e à destruição ambiental. “A questão do meio ambiente não se resolve pela economia moderna.

A economia capitalista não tem compromisso com o meio ambiente, assim como não tem compromisso com o trabalho.

A proteção ao trabalho e a proteção ao meio ambiente são ideias forças que vem de fora [dos movimentos ambientalista e sindical, por exemplo] e algumas são incorporadas ao capitalismo moderno, por meio do Estado de bem-estar”, apontou.

A campanha tentará levantar recursos para comunidades pobres e terá uma cartilha para discussão paroquial. De acordo com dom José Alberto Moura, os resultados da campanha serão apresentados aos candidatos à Presidência da República.

O pastor Sinodal Carlos Augusto Möller, da Igreja Luterana e presidente do conselho que agrega às cinco igrejas (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - Conic), nega que a campanha queira fazer crítica à política econômica atual, mas apontar que “a economia precisa estar a serviço da vida”.

A Campanha Ecumênica da Fraternidade terá spots em rádio e comerciais de televisão, que começaram a ser veiculados ontem e vão ao ar até o final da Quaresma, no dia 1º de abril, véspera da Sexta-Feira da Paixão.
a

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho