Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
'Fumar me acalma'

Idosa de 103 anos fuma cachimbo diariamente e diz não conseguir parar

'Fumar me acalma', diz a dona de casa Elza Margarita Perna

23 Jul 2015 - 11h15Por G1

Fumante desde os 10 anos, a dona de casa Elza Margarita de Castro Perna, de 103 anos, diz que não consegue largar o vício no tabaco. Ela conta que por muito tempo os pais tentaram coibir a prática, mas logo ela teve liberação para continuar o uso.

Elza está entre os fumantes de Rio Branco, que são 9,7% da população, segundo levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2014, repassado pelo Ministério da Saúde.

Questionada se não pensa em parar com o fumo, ela diz, bem-humorada: "Quando dá vontade, a língua até coça".

Natural de Boca do Acre, no Amazonas, ela vivia em Brasileia, município acreano distante 232 quilômetros de Rio Branco. Porém, após a cheia histórica na cidade, que chegou a ser tomada 100% pelas águas, a aposentada está temporariamente na casa da sobrinha, Graça Souza, na capital.

"Quando vem aquela vontade de fumar, é como um bebedor de cachaça. Tem que fumar, aí só depois a vontade passa. Para mim, é uma coisa muito boa fumar meu cachimbo porque me sinto mais calma quando estou nervosa ou preocupada, que é quando eu fumo mais. Isso me acalma", revela a centenária.

A sobrinha confirma e diz que é um hábito difícil de reverter. "Levei ela no médico uma vez, porque o único problema que ela apresenta mesmo é pressão alta. O médico pediu apenas que ela diminuísse o fumo, porque é complicado pedir para ela parar de fumar na idade em que está", explica.

 

Sobre a redução no fumo, Elza é categórica. "Às vezes, eu acendo e deixo lá, mas quando vem a vontade, me ponho sentada e fumo. Chego até a cochilar", conta entre risos.

Mesmo com a idade avançada, a aposentada impressiona pela boa memória e também pela saúde. De acordo com a família, a alimentação de Elza é natural e se baseia apenas em arroz e feijão. "Ela não gosta de carne, só do arroz e feijão e toma muito leite também", diz a sobrinha.

Médico alerta para riscos do fumo
Procurado pelo G1, o infectologista Thor Dantas explica os malefícios do fumo, mas reconhece que, na idade de Elza, não seria indicado interromper o hábito. Ele alerta para algumas doenças que podem ser desenvolvidas em decorrência do uso da substância. 

Mulher diz que chega a fumar três vezes ao dia  (Foto: Aline Nascimento/G1)Mulher diz que chega a fumar três vezes ao dia
(Foto: Aline Nascimento/G1)

"Na fumaça do tabaco existem muitas substâncias conhecidas como cancerígenas. Se o indivíduo inala esse tabaco, ele vai até o pulmão e tem um risco aumentado de câncer de pulmão ou enfisema pulmonar. Já quem fuma cachimbo ou charuto, que é quando o tabaco fica apenas na boca, o risco maior é de câncer de boca, língua ou laringe", explica.

Além disso, o médico destaca ainda a possibilidade da absorção do tabaco pelo organismo causar câncer também em lugares distantes, como na bexiga. Sobre os mais de 80 anos em que Elza faz o uso da substância, Dantas explica que pela idade não seria vantajoso interromper esse hábito.

"Com essa idade avançada, acaba que não vale muito mexer em hábitos que já estão estabelecidos, porque a consequência de parar de fumar é a longo prazo. E os benefícios de parar de fumar não seriam sentidos por ela. Isso faria mais sentido se ela usasse os inaláveis, como o cigarro, que vão direto ao pulmão e causam aquela tosse, que incomoda bastante. Quando se para com o cigarro, esse sintoma desaparece em questão de semanas", destaca.

O fato da idosa fumar mais quando está nervosa ou preocupada aponta uma dependência psicológica e química, já que o tabaco a deixa mais calma. "Certamente ela tem um grau de dependência, mas mexer em algo como esse nessa altura da vida não traria benefício", finaliza.

Ações de combate contra o tabagismo
O tabagismo, segundo o Ministério da Saúde, é responsável pelo desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Ainda de acordo com o órgão, o uso do tabaco continua sendo a principal causa de mortes evitáveis.

A priorização do atendimento, de quem deseja parar de fumar, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pode ser mensurada pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE. Em 2013, 73,1% das pessoas que tentaram parar de fumar conseguiram tratamento, um aumento importante em relação a 2008, quando o índice era de 58,8%.

Atualmente, das 39.228 equipes de saúde na família, mais de 23 mil em todo o país estão prontas para oferecer o tratamento ao tabagismo em 5.460 municípios. Em 2013 e 2014, o Ministério da Saúde destinou R$ 41 milhões para compra de medicamentos (adesivos, gomas e pastilhas de nicotina e bupropiona) ofertados no tratamento contra o tabagismo.

A aposentada de mais de 103 anos contou que fuma desde os 10 (Foto: Aline Nascimento/G1)A aposentada de mais de 103 anos contou que fuma desde os 10 (Foto: Aline Nascimento/G1)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril