Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Identificado no Amapá o município mais chuvoso do Brasil

20 Dez 2006 - 09h29

Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas localizadas na região Amazônica, o município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm. A análise dos dados foi realizada em 2006 pelo pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O município, de apenas sete mil habitantes, está localizado no extremo norte do Brasil, na microrregião do Oiapoque, e abrange uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados.

Anteriormente, a literatura citava a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, com uma precipitação média anual de 3.600 mm, como o local mais chuvoso do país. Segundo Daniel Guimarães a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitava esses estudos. A partir da criação da Agência Nacional das Águas (Ana) foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os estados da Federação. “Era natural de se supor que, na Amazônia, estariam os locais de maior pluviosidade”, conclui o pesquisador. Segundo ele, a caracterização climática de uma região deve-se basear em dados consistentes e coletados por, pelo menos, 30 anos, fato ocorrido recentemente com a estação de Calçoene.

O Atlas Climatológico para a Amazônia Legal, elaborado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em 2001, baseou-se em apenas 100 estações e registros de séries históricas de dez anos. Com essa nova abordagem informações mais detalhadas puderam ser obtidas para a região. A precipitação em Calçoene é cerca de três vezes maior que a registrada na cidade de São Paulo. Entre janeiro e junho foram registrados mais de 25 dias de chuvas em todos os meses, ou seja, chove quase todos os dias.

No ano de 2000, foram registrados quase sete mil milímetros de chuva. A pesquisa também permitiu a elaboração de um novo mapa da precipitação na região Amazônica e mostra que existe uma enorme variação nos padrões de distribuição das chuvas. Roraima apresenta áreas no nordeste do estado onde a precipitação é muito inferior à média regional. A distribuição das chuvas mostra ainda maior concentração nos meses de maio a julho, enquanto, nos demais estados, essa concentração se dá entre janeiro e abril. Áreas de baixa pluviosidade são também observadas no sul dos estados de Tocantins e Rondônia. Conforme o pesquisador, no Pantanal Matogrossense, as precipitações são tão baixas quanto as registradas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, região do Polígono das Secas.

As áreas de maiores precipitações ocorrem no litoral do Amapá e na região do estado do Amazonas conhecida como “Cabeça de Cachorro”. Em ambas existem zonas onde as precipitações médias superam os quatro mil milímetros mensais.

“Stonehenge Amazônico”

As principais atividades produtivas do município de Calçoene são a agropecuária, a silvicultura e o garimpo de ouro. A descoberta do ouro no rio Calçoene culminou com o surgimento de vários conflitos entre brasileiros e franceses de Caiena pela posse da terra, a qual foi, em 1900, anexada ao território brasileiro. A identificação de Calçoene como o local mais chuvoso do Brasil reaquece a recente descoberta de um sítio arqueológico nesse local.

O “Stonehenge Amazônico”, espécie de altar de pedras, é uma alusão ao complexo monolítico de Stonehenge, em Salisbury, no sul da Inglaterra. Ele é formado por 127 granitos megalíticos alinhados de forma circular, o que lembra um observatório astronômico. Foi construído no período pré-colombiano e, curiosamente, no local de maior incidência de chuvas.

 

 

Mídia Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS