Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Identidade com chip começa a ser distribuída em outubro

A nova identidade será equipada com um chip que vai possibilitar ao cidadão usufruir todos os seus direitos

24 Mai 2011 - 07h57Por

O Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal planeja distribuir, até o final do ano, de 100 mil a 200 mil registros de identidade civil (RIC). A nova identidade será equipada com um chip que vai possibilitar ao cidadão usufruir todos os seus direitos com uma única documentação. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura comunicou que essa distribuição deverá ser feita pela Polícia Federal de São José do Rio Preto, mas a Polícia Federal não conseguiu ser contatada para informar sobre a data dessa distribuição em Catanduva. Por enquanto não há data para essa mudança em Catanduva, mas a partir de dezembro, Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal iniciarão os testes.

A nova identificação foi prevista pela Lei 9.454/97, criada a partir de um projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Mas a proposta só pôde ser colocada em prática a partir do ano passado, depois que a lei foi alterada pela emenda do deputado William Woo à Medida Provisória 462/09. Além disso, a regulamentação da Lei 9.454/97 só ocorreu em maio deste ano, o que atrasou o cronograma do INI. Inicialmente, a previsão era emitir 2 milhões de documentos ainda em 2010.

Segundo o jornalista Armindo Abreu a medida faz parte das políticas globalizantes que tem predominado na política nacional e internacional nos últimos 20 anos. O objetivo é unificar todos os territórios mundiais em um único território mundial sem fronteiras e realizar a centralização de poder. O RG dos alemães começou a ser trocado por modelo semelhante a esse em fevereiro desse ano, mostrando uma convergência administrativa global em andamento.

Nacionalmente a escolha foi feita durante uma reunião realizada em Brasília, pelo Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça. A identidade terá um formato de um cartão de crédito com chip e será impressa em plástico pela casa da moeda brasileira.

O chip trará diversos dados da pessoa, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. E no futuro a conta bancária. A nova identidade ainda não substituirá o CPF, título de eleitor, PIS, reservista ou outro documento qualquer. Em mais 5 anos quase todos os brasileiros terão alterado a sua identidade pela nova versão. Em 10 anos ela será substituída pelo chip na mão e será dinheiro internacional em forma der créditos e não mais em forma de moeda, dizem os especialistas em geopolítica internacional como o jornalista Armindo Abreu.

Quem vai pagar?

O custo da nova tecnologia, de acordo com o INI, é de aproximadamente 800 milhões de dólares (R$ 1,4 bilhão) para instalação do projeto e emissão de 170 milhões de carteiras. Essa despesa ficará a cargo da União e do bolso do contribuinte.

Território Unificado:

Curiosa e aparentemente inexplicável é a inscrição no RG, ignorando o estado de origem e substituindo esse campo pela inscrição Utopia-UT. Seria uma referência ao Estado utópico imaginado por alguns teóricos iluministas conhecido como Utopia?E a inscrição UT? Seria United Territory? A política globalizante está dando mais um passo. Ninguém soube dar explicação sobre isso.

O próximo passo é o chip e a conta bancária de todos catanduvenses, brasileiros e todos do mundo, serem inseridos no chip. Ao menos é o que garante o jornalista, escritor e intelectual Armindo Abreu em seu livro “O Poder Secreto”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte