Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Identidade com chip começa a ser distribuída em outubro

A nova identidade será equipada com um chip que vai possibilitar ao cidadão usufruir todos os seus direitos

24 Mai 2011 - 07h57Por

O Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal planeja distribuir, até o final do ano, de 100 mil a 200 mil registros de identidade civil (RIC). A nova identidade será equipada com um chip que vai possibilitar ao cidadão usufruir todos os seus direitos com uma única documentação. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura comunicou que essa distribuição deverá ser feita pela Polícia Federal de São José do Rio Preto, mas a Polícia Federal não conseguiu ser contatada para informar sobre a data dessa distribuição em Catanduva. Por enquanto não há data para essa mudança em Catanduva, mas a partir de dezembro, Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal iniciarão os testes.

A nova identificação foi prevista pela Lei 9.454/97, criada a partir de um projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Mas a proposta só pôde ser colocada em prática a partir do ano passado, depois que a lei foi alterada pela emenda do deputado William Woo à Medida Provisória 462/09. Além disso, a regulamentação da Lei 9.454/97 só ocorreu em maio deste ano, o que atrasou o cronograma do INI. Inicialmente, a previsão era emitir 2 milhões de documentos ainda em 2010.

Segundo o jornalista Armindo Abreu a medida faz parte das políticas globalizantes que tem predominado na política nacional e internacional nos últimos 20 anos. O objetivo é unificar todos os territórios mundiais em um único território mundial sem fronteiras e realizar a centralização de poder. O RG dos alemães começou a ser trocado por modelo semelhante a esse em fevereiro desse ano, mostrando uma convergência administrativa global em andamento.

Nacionalmente a escolha foi feita durante uma reunião realizada em Brasília, pelo Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça. A identidade terá um formato de um cartão de crédito com chip e será impressa em plástico pela casa da moeda brasileira.

O chip trará diversos dados da pessoa, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. E no futuro a conta bancária. A nova identidade ainda não substituirá o CPF, título de eleitor, PIS, reservista ou outro documento qualquer. Em mais 5 anos quase todos os brasileiros terão alterado a sua identidade pela nova versão. Em 10 anos ela será substituída pelo chip na mão e será dinheiro internacional em forma der créditos e não mais em forma de moeda, dizem os especialistas em geopolítica internacional como o jornalista Armindo Abreu.

Quem vai pagar?

O custo da nova tecnologia, de acordo com o INI, é de aproximadamente 800 milhões de dólares (R$ 1,4 bilhão) para instalação do projeto e emissão de 170 milhões de carteiras. Essa despesa ficará a cargo da União e do bolso do contribuinte.

Território Unificado:

Curiosa e aparentemente inexplicável é a inscrição no RG, ignorando o estado de origem e substituindo esse campo pela inscrição Utopia-UT. Seria uma referência ao Estado utópico imaginado por alguns teóricos iluministas conhecido como Utopia?E a inscrição UT? Seria United Territory? A política globalizante está dando mais um passo. Ninguém soube dar explicação sobre isso.

O próximo passo é o chip e a conta bancária de todos catanduvenses, brasileiros e todos do mundo, serem inseridos no chip. Ao menos é o que garante o jornalista, escritor e intelectual Armindo Abreu em seu livro “O Poder Secreto”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho