Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 16 de setembro de 2021
Busca
Brasil

IBGE lança Anuário Estatístico do Brasil, com uma visão geral do país

28 Mai 2010 - 09h52Por Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (28) a 69ª edição do Anuário Estatístico do Brasil. A publicação apresenta uma visão geral do país, com informações sobre aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos, resultantes de levantamentos, estudos e pesquisas realizados pelo IBGE e outras instituições dedicadas ao conhecimento sistemático do Brasil.

Para facilitar o acesso às informações, o anuário é dividido em sete seções. De acordo com o IBGE, um destaque é a primeira seção, Caracterização do Território, que reúne dados sobre a caracterização do território nacional que só são sistematizados nessa publicação, como a série histórica da criação dos municípios brasileiros, fronteiras com indicação dos países limítrofes e o Oceano Atlântico. E ainda as informações detalhadas de cada município, como a distância em linha reta das capitais.

A seção também contém dados sobre os recursos naturais e o meio ambiente, como o número de unidades locais e de pessoal ocupado na atividade de reciclagem.

As características demográficas e socioeconômicas da população estão na segunda seção, com resultados como os da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que traz dados sobre educação, migração e características das famílias. Já no que se refere à produção agrícola, extração vegetal, silvicultura, efetivos da pecuária e atividade avícola e produção animal, a seção três apresenta dados de pesquisas agropecuárias, como a Pesquisa de Estoque.

O desempenho da atividade industrial brasileira está retratado na quarta seção, que reúne índices sobre produção, venda e dados sobre energia elétrica, gás e petróleo, entre outras informações que podem ser encontradas, por exemplo, na Pesquisa Industrial Anual. A quinta seção traz resultados de pesquisas sobre comércio, transportes, comunicações e outros serviços, como a Pesquisa Anual de Comércio e a Pesquisa Anual de Serviços.

A seção seis trata sobre índices, preços, custos e salários no país, trazendo informações, por exemplo, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Na seção sete, o Anuário revela dados macroeconômicos das Finanças Públicas, do Sistema Monetário e Financeiro, do Setor Externo e das Contas Nacionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos
URINA PRETA
População precisa ficar atenta ao comprar três tipos de peixes