Menu
BANNER IMPRESSORAS
quarta, 10 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

IBGE começa contar população indígena do Mato Grosso do Sul

12 Ago 2010 - 08h10Por IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio no dia 1° de agosto ao 12° Censo Demográfico Brasileiro que tem como objetivo percorrer 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos.

A população indígena também estará inserida nesta contagem, e pela primeira vez, estarão entre os recenseadores para que os mesmos possam levantar a quantidade populacional e demais características de suas comunidades. Os indígenas que passaram pelo processo seletivo serão responsáveis pela pesquisa em suas aldeias e outras localidades da mesma região.

De acordo com o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (CONDISI-MS), Fernando Silva Souza, a presença de índios como recenseadores nas comunidades é de fundamental importância, pois eles conhecem a cultura de seu povo, a geografia do local onde vivem e são próximos do público que será analisado.

Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país, perdendo apenas para o estado do Amazonas, de acordo com Censo realizado pela Fundação Nacional de Saúde de MS, divulgado em 30/01/2010, a população é de 67.574 indivíduos, distribuídos em 75 aldeias espalhados por 29 municípios do Estado.

Segundo o coordenador regional da FUNASA/MS, Flavio Britto, o novo censo realizado por um instituto ofical como o IBGE, traz consigo uma riqueza de detalhes que proporciona uma visão amplificada de nossa população indígena, garantindo assim a excelência dos serviços da Fundação Nacional de Saúde a todos estes indivíduos.

Leia Também

TRAGÉDIA
Criança de 8 anos mata cunhado com tiro na cabeça
AGORA É LEI
STF decide que servidor público não pode receber menos que o salário mínimo
TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas