Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

IBGE começa Censo Agropecuário em abril

22 Mar 2007 - 16h23

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciará no próximo dia 16 de abril a coleta de informações para o Censo Agropecuário e para a Contagem Populacional, que serão feitos de forma integrada para reduzir custos.

Segundo o presidente do instituto, Eduardo Nunes, para atualizar a fotografia do setor rural, serão visitados por técnicos do IBGE 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários existentes em todos os Estados brasileiros.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que juntamente com o presidente do IBGE abriu nesta quinta-feira, um seminário em Brasília para esclarecer detalhes da organização dos dois trabalhos, comentou que será importante a atualização de dados sobre a área rural do País já que desde 1996 não se faz no Brasil uma radiografia deste tipo no campo.

"Vamos saber detalhadamente o que de importante aconteceu na agropecuária nos últimos onze anos e vai nos ajudar muito a entender a realidade brasileira", afirmou Bernardo. O presidente do IBGE acrescentou que o censo deverá mostrar uma melhora no setor de agronegócios do País. "Seja a grande ou a pequena agricultura tiveram grande evolução nos últimos anos e o importante agora será analisar sua sustentabilidade para o futuro", comentou Nunes.

O IBGE vai visitar estabelecimentos que atuam nos segmentos de agricultura, aqüicultura, pecuária, avicultura, apicultura, sericicultura, extração vegetal, silvicultura, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. Serão coletados dados sobre quantos estabelecimentos agropecuários são, o que produzem, quantas pessoas estão ocupadas, quais as práticas e os manejos utilizados.

Segundo Eduardo Nunes, a proposta do IBGE é com esses dados criar " tirar a fotografia", criar uma base cadastral e atualizá-la continuamente, "de preferência a cada ano" por meio de pesquisas.

Contagem populacional - A Contagem Populacional será realizada em 5.435 municípios com menos de 170 mil habitantes, o que representa 97% do total de cidades brasileiras. Segundo o presidente do IBGE, a finalidade desse trabalho "é contar, saber onde vivem e quantas são as pessoas" dessas localidades.

Ele explicou que nos demais municípios - cuja população é superior a 170 mil - a contagem do IBGE será por meio de estimativa. De acordo com Nunes, a estatística tem que ser mais precisa nos municípios pequenos porque um eventual erro populacional pode influenciar negativamente nos repasses de verbas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

O IBGE pretende visitar 30 milhões de domicílios. Para os dois trabalhos (Censo Agropecuário e Contagem Populacional), o IBGE vai gastar aproximadamente R$ 600 milhões e utilizar cerca de 90 mil pessoas entre servidores do IBGE e contratados temporariamente. Os primeiros resultados começarão a ser divulgados em meados de setembro deste ano.

 

 

Agência Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul