Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de junho de 2021
Busca
Brasil

Ibama usa satélite em ação de combate à produção de carvão

15 Dez 2009 - 15h56

Com o uso de geoprocessamento por meio da leitura de imagens de satélite e planejamento, o Departamento de Proteção Ambiental do Ibama em Mato Grosso do Sul, fechou hoje a Operação Rastro Negro III, que fiscalizou o setor de carvoarias na região do Bolsão e no nordeste do Estado. O órgão também definiu quais as principais rotas de escoamento da produção de carvão no Estado.

Na operação foram apreendidos três caminhões com carga irregular de carvão, que não apresentaram o DOF (Documento de Origem Florestal).

O primeiro caminhão com carga de 60 metros cúbicos de carvão achado com carga irregular foi apreendido na BR-060 no município de Camapuã.

O outro veículo com 62 metros cúbicos de carvão foi apreendido na cidade de Costa Rica e o terceiro veículo foi pego no município de Ribas do Rio Pardo. No total foram apreendidos 166,694 metros cúbicos de carvão. A carga apreendida dos três caminhões foi avaliada em R$ 49 mil e as multas somaram R$ 63 mil.

A fiscalização também flagrou uma carvoaria clandestina em Ribas do Rio Pardo, que foi embargada. Na carvoaria foram encontrados 30 fornos e apreendidos 44 metros cúbicos de carvão de origem nativa.

A operação Rastro Negro III durou uma semana. Foram mais de 2.300 km rodados pelas equipes de fiscalização que também fizeram barreiras nas principais rodovias de acesso a outros estados. Foram fiscalizados os municípios de Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Costa Rica, Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Alcinópolis.

Com a operação Rastro Negro III o Ibama de Mato Grosso do Sul quer reduzir a produção, o transporte de carvão e o desmatamento irregulares de matas nativas dentro do Estado, especialmente a partir de agora com o anúncio da retomada da produção de siderúrgicas instaladas aqui.

Divulgação

Essa retomada deverá aquecer o mercado de produção de carvão que deve ser pressionado a aumentar a produção. A operação foi feita também para apurar denúncias da linha verde do Ibama.

Quem for pego transportando ou produzindo carvão sem autorização está sujeito à apreensão, embargo e multa e pode pegar de seis meses a um ano de reclusão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid
COPA AMÉRICA
Com mudanças, Brasil encara Colômbia para garantir liderança do grupo
JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo