Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ibama terá reforço de 185 novos agentes ambientais em MS

10 Out 2009 - 06h24Por A Crítica

Cento e oitenta e cinco novos agentes ambientais voluntários vão se somar ao efetivo do Ibama em Mato Grosso do Sul, o que resulta em num grande reforço na defesa do meio ambiente estadual, na prevenção, na educação ambiental e em ações de proteção aos ecossistemas existentes no Estado.

Esse é um programa inovador em Mato Grosso do Sul e todo esse contingente de agentes voluntários vão ser treinados  e capacitados em vários cursos ao longo do mês de outubro e novembro a partir desta semana.

Os agentes ambientais voluntários que vão receber treinamento são originários de associações, sindicatos e organizações comunitárias e indígenas e de organizações não governamentais regulares. Todos localizados na Bacia do Alto Paraguai, a região mais preservada ainda do ecossistema pantaneiro.

Para o Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço este treinamento significa um grande reforço ao Ibama em suas ações de defesa ambiental para o bioma pantanal e para o cerrado brasileiro, os dois grandes e importantes biomas para o país que se localizam em nosso Estado.

David Lourenço acrescenta que a idéia fundamental desse programa do Ibama é trabalhar com as populações e ecossistemas mais vulneráveis às agressões ambientais.

O primeiro curso está sendo ministrado no assentamento Santa Mônica, no loteamento Emerson Rodrigues em Terenos. Os outros 4 cursos vão ser realizados em áreas indígenas, assentamentos e em áreas próximas a Unidades de Conservação.

São cursos com duração de sete dias ministrados por analistas ambientais do quadro regular do Ibama MS. O treinamento visa repassar para cada um dos agentes noções de legislação ambiental, manejo de flora, fauna e pesca, tratamento de lixo e resíduos e em especial conceitos e capacitação em educação ambiental e treinamento em ações de preservação.

Depois de treinados e capacitados pelo Ibama em Mato Grosso do Sul, os agentes ambientais voluntários vão apresentar projetos e programas de ação a partir do aprendizado e após uma análise de 90 dias vão ser credenciados pelo Ibama para só então estarem prontos para agir. Eles vão estar aptos para desenvolver ações educativas, de prevenção, de proteção e também de vigilância aos possíveis crimes ambientais que possam atingir o meio ambiente nessas regiões.

David Lourenço afirma que esse programa deverá ser realizado também nos próximos anos, de forma que se atinja todos os biomas existentes no Estado.

Para o superintendente o papel do Ibama é o de promover ações que protejam o valioso patrimônio ambiental existente aqui, em especial numa época em que as mudanças climáticas provocadas pela ação humana colocam esse patrimônio em risco. “Mato Grosso do Sul têm um patrimônio incalculável na área ambiental porque possui diversidade e riqueza nos seus ecossistemas. Caso saibamos como proteger e cuidar desse patrimônio podemos ter também enormes vantagens em usar o meio-ambiente a nosso favor”, afirma. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste