Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Ibama MS verifica preservação ambiental ao longo do rio Paraná

22 Out 2009 - 16h51Por Mídia Max
Num trajeto de barco de 200 km ao longo do Rio Paraná desde a barragem de Porto Primavera até as margens do rio no município de Mundo Novo que fica na divisa de Mato Grosso do Sul e o Estado do Paraná, técnicos do Ibama, o Superintendente do órgão David Lourenço e do ICMBio Sandro Pereira começam hoje a fazer um levantamento das condições de preservação ambiental de toda essa região que fica no sudeste do Estado. Este trecho do rio é considerado o mais preservado de toda a bacia do Rio Paraná.

A viagem de dois dias ao longo do rio vai permitir à equipe do Ibama verificar a situação do bioma remanescente de Mata Atlântica que se localiza nessa região além de fornecer subsídios para operações futuras de vistoria nessa área.

Segundo David Lourenço, essa operação de reconhecimento da área está sendo articulada com a participação também do Ibama do Paraná. A área técnica dos dois órgãos quer colher dados e verificar as condições do turismo nessa área e da ocupação de suas margens pela pecuária e agricultura.

Toda essa região compreende a APA – Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do rio Paraná, com 814.331 mil hectares. Essa APA compreende terras que ficam nas duas margens do rio Paraná, portanto nos dois Estados.

Nessa região também estão localizados o Parque Estadual Várzeas do Ivinhema com 74.297 mil hectares que fica em território sul-matogrossense e o Parque Nacional de Ilha Grande com 107.957 mil hectares que ocupa territórios dos dois Estados , Mato Grosso do sul e Paraná.

Para David Lourenço, essa é uma importante área ambiental por causa da diversidade na ictiofauna, responsável em grande parte pelos estoques pesqueiros do Rio Paraná. E para essa superintendência uma região estratégica para a preservação dessas várzeas e do bioma que resta de Mata Atlântica no Mato Grosso do Sul.

 

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança