Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Ibama defende mudança do FNMA para fundo permanente

1 Dez 2004 - 07h11
A transformação do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) em um fundo permanente de investimentos foi defendida hoje pela diretora de Ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cecília Ferraz. A diretora participou de sessão de homenagem promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara pelos 15 anos de existência do Fundo.
Na avaliação de Cecília Ferraz, o FNMA deveria deixar de atuar como uma carteira de projetos, em que os recursos não utilizados voltam para o Ministério da Fazenda. "É preciso consolidar o Fundo para que ele possa ser, de fato, um instrumento de entrada de recursos e de integração das políticas de financiamento do País", disse.

Recursos
O diretor do FNMA, Elias de Paula Araújo, que participou da homenagem, explicou que, nos 15 anos de existência do Fundo, foram investidos R$ 100 milhões, sendo R$ 60 milhões no atual Governo. "Temos muito a comemorar, especialmente as Organizações Não-Governamentais, prefeituras e órgãos governamentais que, graças à existência desse Fundo, tiveram mais uma fonte importante de financiamento de projetos voltados para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável", afirmou o diretor.

Transparência e democracia
O deputado Sarney Filho (PV-MA), autor do requerimento para realização da homenagem, destacou que o FNMA é um modelo democrático de implementação de políticas públicas no País. "O Fundo iniciou um processo de transparência e visibilidade, ao colocar a sociedade civil para analisar, fiscalizar e avaliar suas ações", garantiu.
Sarney Filho ressaltou ainda a importância dos projetos financiados com recursos do Fundo para o desenvolvimento sustentado das regiões mais pobres do País. Segundo ele, o FNMA apoiou mais de mil projetos ambientais em seus 15 anos de existência.

Também participou da sessão de homenagem ao FNMA a coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria da Ouvidoria-Geral e do Meio Ambiente (Soma), Geórgia Patrício Pessoa.
 
 
Agência Câmara

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada