Menu
SADER_FULL
sábado, 13 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Ibama concede licença prévia para obra da usina de Belo Monte

2 Fev 2010 - 05h45Por Uol

BRASÍLIA - O Ibama liberou hoje a licença prévia para o início das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o grupo que vencer o leilão para construção da usina terá que arcar com um custo adicional estimado em R$ 1,5 bilhão em contrapartidas socioambientais.

O ministro admitiu que trata-se do maior valor adicional já exigido na construção de uma hidrelétrica além da compensação ambiental.

Entre as ações previstas na contrapartida estão obras de saneamento, habitação e transporte, recuperação ecológica e plano de manejo de fauna e flora.

Minc chamou a exigência de "mitigações e precauções" para evitar maiores danos à região. Belo Monte será construída próximo de Altamira, no rio Xingu, em uma área de ocupação indígena.

A usina terá dois reservatórios, que ocuparão uma área de 516 km², com capacidade de geração de 11.233,1 megawatts (MW). Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, e a segunda maior do país, atrás apenas de Itaipu.

Inicialmente, ela deveria entrar em operação em 2014, mas o atraso na concessão da licença prévia, que deveria ter sido liberada no ano passado, deve adiar a conclusão da hidrelétrica.

Minc fez um relato do processo polêmico que envolveu a liberação da licença hoje - inclusive com demissões de funcionários do Ibama em função do atraso.
"Sempre que tem licenciamento ambiental, há pressões de todos os lados. A democracia é assim. Acho que o licenciamento ambiental no Brasil não é compreendido porque há uma visão cartorial, que quer velocidade", disse Minc.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas