Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Iagro autoriza antecipação da vacinação contra aftosa

26 Out 2009 - 08h53Por Notícias.MS

A vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul poderá ser antecipada por produtores que optarem por adiantar os trabalhos, mediante prévia autorização junto a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Conforme a estabelece a Portaria Iagro n.º 1.421/08, a imunização pode ocorrer até 15 dias antes do calendário oficial mediante excepcionalidades. No Planalto a etapa vai de 1º a 30 de novembro e já no Pantanal de 1º de novembro a 15 de dezembro. 

Em caso de antecipação o produtor deve apresentar um requerimento por escrito fundamentando tal demanda na Iagro de seu município e aguardar da Agência um parecer sobre a viabilidade do pedido. Sendo o deferimento favorável, a Iagro irá emitir a autorização para compra da vacina. Contudo, ainda que antecipada, a vacinação não poderá ser parcial, devendo ser imunizado todo o rebanho da propriedade. 

Tanto no Planalto quanto no Pantanal – neste caso, para os optantes por esta etapa – a vacinação deve ser feita em todo rebanho, de mamando a caducando. Já na Zona de Alta Vigilância (ZAV), onde já ocorre a vacinação acompanhada pela Iagro e com agulha oficial, todo rebanho será vacinado até 15 de novembro.

A Iagro alerta que não aceitará registros parciais de vacinação. Em todas as regiões o produtor tem o prazo de até 15 dias após o término para declarar a mesma. Em rebanhos com fêmeas de 3 a 8 meses que ainda não foram imunizadas contra Brucelose a Iagro recomenda aplicação da vacina. Mais informações podem ser obtidas nas Agências Locais ou ainda pelo Disk Aftosa 0800-679120.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore