Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
IAGRO

Iagro abate porcos em Dourados e deixa criadores apreensivos

25 Mar 2010 - 08h11Por Diário MS

Uma equipe da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) abateu no final da tarde de terça-feira todo o rebanho de porcos da fazenda Nazaré, do produtor rural Estevão Minhos, no distrito do Guaçu, em Dourados. Ontem, José Mário Pinese, diretor técnico da Iagro, alegou que a matança foi por causa da doença de Aujeski ou “pseudoraiva”. O abate dos 40 porcos seria para eliminar o foco da doença.
O que causou estranheza foi o fato de o abate ter sido mantido sob sigilo absoluto. O abate só foi descoberto porque o fotógrafo do Diário MS, Ademir Almeida, resolveu pescar na fazenda de Minhos, seu amigo, e percebeu a movimentação. Os animais foram abatidos a tiros por dois policiais militares que acompanhavam os técnicos. Em seguida, foram transportados em caminhão da prefeitura de Dourados e enterrados numa vala aberta com uma pá carregadeira.
Os técnicos tomaram cuidados extremos durante a matança, exatamente como no caso do foco de febre aftosa, ocorrido no sul do Estado, anos atrás. Os locais onde viviam os animais, máquinas e equipamentos utilizados no abate foram desinfetados. O caminhão e a pá foram fornecidos pela Prefeitura de Dourados. O Iagro não confirma, mas animais de outras propriedades da região podem ser abatidos.
Pinese alegou ao Diário MS que a ação foi feita em sigilo de maneira a não alarmar os meios de comunicação ou a comunidade em geral. “Isso não foi feito para impedir o acesso à informação, mas para evitar a entrada e saída de veículos ou pessoas no local e favorecer a disseminação da doença”, afirmou.
Na região onde ocorreu o foco da doença de Aujeski vivem muitos javalis e javaporcos (cruzamento de javali com porco), que são criados soltos. Segundo Pinese, o Iagro não sabe ainda se foi através deles que os animais domésticos da fazenda foram infectados.
Segundo ele, os próprios agentes ficam em uma espécie de quarentena, permanecendo de 2 a 3 dias sem visitar outras propriedades. “Esse é um procedimento normal da agência”, disse.
Ao mesmo tempo, houve grande movimentação de autoridades sanitárias ontem em Dourados, cuja região é grande produtora e exportadora de carne suína para a Europa, sobretudo para a Rússia.
O Iagro informou que continuará o trabalho de vigilância nas propriedades, e caso constatada a doença, haverá mais abate sanitário. A decretação de ‘vazio sanitário’ será apenas na propriedade onde ocorreu o abate, segundo Pinese. Em seguida, serão colocados animais “sentinela” para detectar possível atividade viral. “Se num prazo de 20 a 40 dias não ocorrer reincidência da doença, a fazenda será liberada para a criação”, esclareceu.

A doença
A doença de Aujesky, é provocada pelo herpesvirus suideo 1 (SHV-1). Os sintomas da pseudoraiva são neurológicos, provocando convulsões, febre e depressão nos animais jovens. Os animais adultos sofrem sintomas respiratórios. Perdem peso, mas podem recuperar-se após o desaparecimento dos sintomas. O SHV-1 pode acometer também outras espécies. Nos casos graves, os animais acometidos podem até morrer em cerca de 3 dias após a infecção.A doença
A doença de Aujesky, é provocada pelo herpesvirus suideo 1 (SHV-1). Os sintomas da pseudoraiva são neurológicos, provocando convulsões, febre e depressão nos animais jovens. Os animais adultos sofrem sintomas respiratórios. Perdem peso, mas podem recuperar-se após o desaparecimento dos sintomas. O SHV-1 pode acometer também outras espécies. Nos casos graves, os animais acometidos podem até morrer em cerca de 3 dias após a infecção.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
FOTOS: IVINOTÍCIASIVINHEMA - ESTRAGOS DA CHUVA
Chuva causa alagamentos e transtornos em Ivinhema
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRIO CHEGANDO COM TUDO
FRIO do outono chega na sexta-feira com mínima de 12°C; confira a previsão