Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

HU/UFGD avança na informatização para melhor acompanhamento do paciente

31 Mar 2011 - 14h37Por Fátima News

O HU/UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) se prepara para implantar entre os meses de abril e maio o segundo módulo do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), sistema de informatização dos HUs que integra o modelo de gestão hospitalar do MEC (Ministério da Educação).

O AGHU faz parte da reestruturação física, tecnológica e de gestão dos HUs, por meio do REHUF (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais).

A execução desse aplicativo foi iniciada em novembro, com a visita técnica e apresentação da ferramenta por parte dos representantes do MEC, Celso Fernando Ribeiro Araujo e Tanira Todelly. Em dezembro, foi implantado o primeiro módulo (cadastro e internação) e os servidores receberam treinamento.

Diferente das ferramentas de gestão existentes no mercado, que são centradas no lucro/faturamento, o AGHU tem foco no paciente e no trabalho gerado a partir da necessidade dele.

A base do sistema foi criado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, e por isso, de acordo com Tanira Todelly, foi feito pelas pessoas que cuidam dos pacientes, e não por alguém somente implantado no hospital para criar a ferramenta. Assim, os procedimentos não representam um “trabalho a mais”, simplesmente constituem um processo de trabalho baseado no andamento da assistência ao paciente.

O sistema organiza as informações de modo a desburocratizar a estrutura, reduzindo as comunicações por meio de documentos de papel, por exemplo, e principalmente, fornecendo dados reais daquele determinado momento e colaborando assim para a tomada de decisões. Entre as facilidades está o fechamento do faturamento, que com todas as informações já inseridas, é concluído praticamente de forma automática.

Por meio do sistema, todas as áreas do hospital têm ressaltadas a sua interdependência, pois todos os profissionais, dos vários setores, estão trabalhando para uma única pessoa, o paciente, e por isso precisam atualizar as informações sobre ele em cada etapa do tratamento, desde a entrada no hospital, os exames realizados, a internação, onde está, se enfermaria ou UTI por exemplo, quando teve alta, para que o leito seja limpo e liberado, entre outras ações, como se fosse um censo informatizado.

Oito módulos são a “espinha dorsal” do sistema e abrangem a identificação do paciente, internação, prescrição, exames, suprimentos, estoque, farmácia e faturamento. No Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o sistema possui 40 módulos e teve seu início em 1985.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul