Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

HU faz mutirão de cirurgias eletivas

2 Abr 2011 - 10h34Por

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está realizado mutirões de cirurgias eletivas. O objetivo, de acordo com a instituição, é concentrar os trabalhos de toda a equipe para tentar reduzir e eliminar a fila de espera por estes procedimentos.

O trabalho no sistema de mutirões é adotado em todo o país, sempre que há necessidade de reduzir ou tentar ‘zerar’ a fila de espera por cirurgias eletivas – procedimento que não possui caráter de urgência ou emergência. Vale lembrar que os mutirões são feitos dentro de uma programação de toda a equipe e da estrutura do hospital e atendem a todos os padrões de qualidade estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No HU, o mutirão de cirurgias teve início este ano e está sendo realizado por especialidades. De janeiro a março, foram 69 cirurgias gerais, encerrando a fila de espera nesta especialidade. Este mutirão envolveu o trabalho de oito cirurgiões, que concentraram esforços para atender a todos os procedimentos previamente agendados nestes 90 dias.

A próxima especialidade a aderir aos mutirões é a cirurgia vascular, que tem 77 pacientes aguardando na fila de espera. Nos últimos dias o HU já começou a contactar os pacientes para agendamento das cirurgias, que serão realizadas por três médicos vasculares a partir deste mês.

O cirurgião geral e proctologista José Carlos Chaves, chefe da clínica cirúrgica do HU, explica que há algum tempo o HU vem concentrando esforços para tentar reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas. “Aqui, os médicos não ganham por produtividade, mas ainda assim se comprometem a trabalhar além do normal para atender a esta demanda”, garante, ao acrescentar que o objetivo é retomar o ritmo de cirurgias para evitar longas filas de espera. “A fila nunca acaba, ela apenas diminui. Por isto, os mutirões são importantes para que possamos trabalhar com mais tranqüilidade e atender à rotina de forma mais rápida”, esclarece.

Cirurgias

Além do mutirão para atender à demanda reprimida de cirurgias eletivas, o Hospital Universitário também realiza diariamente uma série de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, incluindo pequena, média e alta complexidade. No mês de janeiro, foram 140 cirurgias realizadas, incluindo diversas especialidades. Já no mês de fevereiro foram realizadas 254 cirurgias – a maior parte delas foi cirurgia geral (77), seguida por pediatria (48) e cabeça e pescoço (40).

Estes números não incluem os partos realizados no centro obstétrico. Somente em janeiro, foram 248 partos, sendo 147 normais e 101 cesáreas (40,7%). No mês de fevereiro, foram 239 partos, sendo 122 normais e 117 cesáreas (49%).

Exames e consultas

O Hospital Universitário também vem cumprindo – e, muitas vezes, extrapolando - uma série de metas contratualizadas com a Prefeitura Municipal de Dourados. Para os exames de diagnóstico e terapia, por exemplo, a meta contratualizada era de 84 mil procedimentos entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. Neste período, foram realizados 87.851 exames, ou seja, 157% da meta estipulada pelo órgão gestor. O HU também excede a meta estipulada para procedimentos ambulatoriais com outros profissionais não médicos, como nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Esta meta para o período de dezembro a fevereiro era de 150 procedimentos – no total, foram 255 atendimentos, o que corresponde a 170% do contratualizado.

No número de consultas, o Hospital Universitário também está cumprindo índices acima da meta. Na especialidade de cardiologia, por exemplo, foram realizadas 919 consultas – a meta eram 720. Para a especialidade de cirurgia cabeça e pescoço, foram 539 consultas realizadas, contra 360 exigidas. Para cirurgia geral, os índices de consulta também apresentam saldo positivo – neste caso, a meta eram 960 consultas, sendo que foram realizadas 1.373.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS