Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
DOURADOS

Hospital Universitário vai inaugurar oito leitos de UTI

24 Dez 2009 - 07h30Por Diário MS
Ficou para janeiro a previsão de inauguração de oito leitos de UTI no HU (Hospital Universitário) de Dourados. Os equipamentos foram doados pelo governo do Estado em junho, mas até agora não foram ativados. A direção do HU disse que o hospital passa por reformas, necessárias para acolher os equipamentos, e adiantou que os leitos devem ser inaugurados até 15 de janeiro.

Os oito leitos de UTI foram doados ao HU no início do ano, mas, segundo a direção do hospital, entregues em junho. Em setembro, durante visita a Dourados, o governador André Puccinelli (PMDB) criticou a direção do HU por manter os oito leitos ‘encaixotados’ desde março e lembrou que a responsabilidade pela instalação dos equipamentos era do hospital. “É obrigação de o HU instalar e colocar estes leitos para funcionar. Nós fizemos a nossa parte”, afirmou. Na época, o hospital alegou problemas na licitação para instalação dos equipamentos e disse que os leitos deveriam ser ativados até novembro, o que não aconteceu.

Ontem, o diretor de administração e planejamento do HU, Rosemar José Hall, disse ao Diário MS que a inauguração dos novos leitos deve ficar para janeiro, já que o hospital ainda passa por reformas de adequação. “O governo doa os equipamentos, mas a preparação do espaço e instalação de ar condicionado especial para o setor ficam por nossa conta”, justificou.

Segundo o diretor, houve atraso no processo de licitação para esta reforma e atraso na entrega de materiais por alguns fornecedores. Segundo ele, a previsão é que a reforma seja concluída na primeira quinzena de janeiro. “A expectativa é instalar e inaugurar tudo até dia 15 de janeiro”, emendou.

De acordo com a direção do HU, outro “entrave” que já foi resolvido é a questão do salário dos médicos que, segundo o diretor, comprometeu a atuação de alguns profissionais que atuam nas UTI’s. Com a aplicação do salário base de R$ 7 mil à classe médica, a remuneração da categoria ultrapassava os R$ 13 mil – média salarial do prefeito Ari Artuzi (PDT). Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Dourados já interveio na questão, aprovando uma lei complementar que garante o pagamento. “Agora, estamos esperando apenas a publicação em Diário Oficial para iniciar a contratação de médicos específicos para UTI”, afirmou.

Hoje, o HU conta com oito leitos de UTI adulto, mais seis leitos de UTI pediátrica. Segundo Rosemar Hall, além dos oito novos leitos, na reforma o hospital também preparou espaço para receber mais quatro leitos de UTI pediátrica.

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas