Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
DOURADOS

Hospital Universitário vai inaugurar oito leitos de UTI

24 Dez 2009 - 07h30Por Diário MS
Ficou para janeiro a previsão de inauguração de oito leitos de UTI no HU (Hospital Universitário) de Dourados. Os equipamentos foram doados pelo governo do Estado em junho, mas até agora não foram ativados. A direção do HU disse que o hospital passa por reformas, necessárias para acolher os equipamentos, e adiantou que os leitos devem ser inaugurados até 15 de janeiro.

Os oito leitos de UTI foram doados ao HU no início do ano, mas, segundo a direção do hospital, entregues em junho. Em setembro, durante visita a Dourados, o governador André Puccinelli (PMDB) criticou a direção do HU por manter os oito leitos ‘encaixotados’ desde março e lembrou que a responsabilidade pela instalação dos equipamentos era do hospital. “É obrigação de o HU instalar e colocar estes leitos para funcionar. Nós fizemos a nossa parte”, afirmou. Na época, o hospital alegou problemas na licitação para instalação dos equipamentos e disse que os leitos deveriam ser ativados até novembro, o que não aconteceu.

Ontem, o diretor de administração e planejamento do HU, Rosemar José Hall, disse ao Diário MS que a inauguração dos novos leitos deve ficar para janeiro, já que o hospital ainda passa por reformas de adequação. “O governo doa os equipamentos, mas a preparação do espaço e instalação de ar condicionado especial para o setor ficam por nossa conta”, justificou.

Segundo o diretor, houve atraso no processo de licitação para esta reforma e atraso na entrega de materiais por alguns fornecedores. Segundo ele, a previsão é que a reforma seja concluída na primeira quinzena de janeiro. “A expectativa é instalar e inaugurar tudo até dia 15 de janeiro”, emendou.

De acordo com a direção do HU, outro “entrave” que já foi resolvido é a questão do salário dos médicos que, segundo o diretor, comprometeu a atuação de alguns profissionais que atuam nas UTI’s. Com a aplicação do salário base de R$ 7 mil à classe médica, a remuneração da categoria ultrapassava os R$ 13 mil – média salarial do prefeito Ari Artuzi (PDT). Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Dourados já interveio na questão, aprovando uma lei complementar que garante o pagamento. “Agora, estamos esperando apenas a publicação em Diário Oficial para iniciar a contratação de médicos específicos para UTI”, afirmou.

Hoje, o HU conta com oito leitos de UTI adulto, mais seis leitos de UTI pediátrica. Segundo Rosemar Hall, além dos oito novos leitos, na reforma o hospital também preparou espaço para receber mais quatro leitos de UTI pediátrica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14