Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS

Hospital Universitário vai inaugurar oito leitos de UTI

24 Dez 2009 - 07h30Por Diário MS
Ficou para janeiro a previsão de inauguração de oito leitos de UTI no HU (Hospital Universitário) de Dourados. Os equipamentos foram doados pelo governo do Estado em junho, mas até agora não foram ativados. A direção do HU disse que o hospital passa por reformas, necessárias para acolher os equipamentos, e adiantou que os leitos devem ser inaugurados até 15 de janeiro.

Os oito leitos de UTI foram doados ao HU no início do ano, mas, segundo a direção do hospital, entregues em junho. Em setembro, durante visita a Dourados, o governador André Puccinelli (PMDB) criticou a direção do HU por manter os oito leitos ‘encaixotados’ desde março e lembrou que a responsabilidade pela instalação dos equipamentos era do hospital. “É obrigação de o HU instalar e colocar estes leitos para funcionar. Nós fizemos a nossa parte”, afirmou. Na época, o hospital alegou problemas na licitação para instalação dos equipamentos e disse que os leitos deveriam ser ativados até novembro, o que não aconteceu.

Ontem, o diretor de administração e planejamento do HU, Rosemar José Hall, disse ao Diário MS que a inauguração dos novos leitos deve ficar para janeiro, já que o hospital ainda passa por reformas de adequação. “O governo doa os equipamentos, mas a preparação do espaço e instalação de ar condicionado especial para o setor ficam por nossa conta”, justificou.

Segundo o diretor, houve atraso no processo de licitação para esta reforma e atraso na entrega de materiais por alguns fornecedores. Segundo ele, a previsão é que a reforma seja concluída na primeira quinzena de janeiro. “A expectativa é instalar e inaugurar tudo até dia 15 de janeiro”, emendou.

De acordo com a direção do HU, outro “entrave” que já foi resolvido é a questão do salário dos médicos que, segundo o diretor, comprometeu a atuação de alguns profissionais que atuam nas UTI’s. Com a aplicação do salário base de R$ 7 mil à classe médica, a remuneração da categoria ultrapassava os R$ 13 mil – média salarial do prefeito Ari Artuzi (PDT). Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Dourados já interveio na questão, aprovando uma lei complementar que garante o pagamento. “Agora, estamos esperando apenas a publicação em Diário Oficial para iniciar a contratação de médicos específicos para UTI”, afirmou.

Hoje, o HU conta com oito leitos de UTI adulto, mais seis leitos de UTI pediátrica. Segundo Rosemar Hall, além dos oito novos leitos, na reforma o hospital também preparou espaço para receber mais quatro leitos de UTI pediátrica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho