Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 4 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Hospital é condenado a indenizar paciente por danos morais

12 Abr 2007 - 13h48

A Quarta Turma Cível, via Apelação nº 2005.005608-8, manteve a sentença proferida pelo Juiz da comarca de Dourados, que condenou o Hospital Santa Rita Ltda, daquela localidade, no valor de R$ 41.600,00 (quarenta e um mil e seiscentos reais), por ter praticado erro médico que resultou em danos morais a um paciente.

R. G. dirigiu-se ao referido hospital para proceder a uma cirurgia que retiraria parte da unha encravada do “primeiro artelho” (dedão do pé), após o término do ato cirúrgico, o médico que o atendeu, por negligência, deixou de retirar o laço hemostático, o denominado “garrote”, cuja permanência provocou complicações e resultou na amputação  do referido “dedão do pé”.

O apelante narra que passou por momentos difíceis, pois, devido aos fatos ocorridos, perdeu o ano letivo; era também praticante de esporte, com grande aptidão para o futebol, cuja prática restou prejudicada, sem contar que, devido à perda do dedo, ficou bastante constrangido e abalado.

O Hospital, em sua apelação, alegou que não concorreu para o evento danoso, portanto é inaplicável a responsabilidade objetiva prevista no Código de Defesa do Consumidor; que a relação entre as partes não se configura como de consumo; que, segundo o prazo previsto no Código Civil, a demanda estaria prescrita. No mérito, sustentou que o valor fixado referente à condenação por dano moral é excessivo, devendo ser arbitrada com prudência e razoabilidade, sob pena de enriquecimento ilícito.

A Quarta Turma Cível entendeu que o estabelecimento hospitalar é prestador de serviços e, ao comprometer-se a prestar auxilio médico, por meio dos profissionais que indica, submete-se sim às normas de defesa do consumidor, pois é seu dever zelar pelas atividades dos subordinados, sob pena de ser responsabilizado objetivamente pelos danos por eles causados.

 

 

 

TJ / MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

VÍDEO - CAPIVARA BOA DE MERGULHO
Capivara boa de mergulho é flagrada em rio de MS, assista
CASO DE POLÍCIA
Patroa é presa sob suspeita de homicídio culposo após filho de empregada cair do 9º andar
LUTA PELA VIDA
Cantora gospel que morreu por coronavírus, fez vaquinha para pagar tratamento
ELEIÇÕES 2020
Vai ter eleição, TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano
BOA NOTICIA
Auxílio emergencial deve ser estendido em mais duas parcelas de R$ 300
TRAGEDIA
Empregada vai passear com cachorro, deixa filho com patroa e menino morre ao cair de prédio
FUTEBOL
Clubes de futebol brasileiros se unem contra homofobia
ASSUSTADOR E REAL NO BRASIL
Com uma morte por minuto, Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus nas últimas 24h, novo recorde
JULGAMENTO
TSE julga se cassa Bolsonaro e vice a partir de terça
AUXILIO DOENÇA
Como pedir concessão e prorrogação do auxílio-doença durante pandemia