Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hospital do Câncer de Barretos atende em Jateí

22 Mar 2007 - 09h46

A Unidade Móvel do Hospital do Câncer da Barretos (SP) Fundação Pio XII esteve atendendo gratuitamente a população do município de Jateí, através de uma equipe médica, nos dias 19 e 20 deste mês.

 

A carreta estava estacionada no Centro Social João Quelé Ramos com uma equipe composta de seis profissionais, sendo eles o médico oncologista Jacó Saraiva de Castro, a enfermeira Isabete Souza Silva, as auxiliares de enfermagem Patrícia de Oliveira, Vanessa Aparecida Jorge, Iara Cristina e o motorista da carreta Eduardo Teixeira.

 

No local foram realizados 125 exames, sendo 45 de próstata, 40 do colo uterino e 40 de pele, divididos nos dois dias, previamente agendados pelos agentes de saúde comunitários através de uma triagem realizada com os pacientes. Segundo o médico oncologista Jacó Saraiva estes exames serão encaminhados ao Hospital de Barretos, para serem analisados por uma equipe médica e em seguida devolvidos ao município. “Se houver alterações os pacientes serão convocados, lembrando que isso não significa que eles estejam com câncer e sim apenas submetidos a novos exames” diz o médico.

 

Assim a Unidade Móvel possui todo o suporte necessário para a realização destes exames, possuindo também um elevador hidráulico, assim garantido mais conforto aos pacientes que tenha alguma dificuldade ao acesso a carreta. O seu interior é dividido em três consultórios, um de próstata, e dois de exames ginecológico, e ainda um centro cirúrgico que é utilizado para realização da biopsia, dependendo de cada caso.

 

Segundo a enfermeira responsável Lilian Zanata todas as expectativas foram alcançadas, onde pessoas de fazendas e do Assentamento Gleba Nova Esperança também tiveram a oportunidade de realizar estes exames gratuitamente.

Na ocasião Zanata agradeceu todos aqueles que apoiaram direto ou indiretamente para esta realização ser um sucesso, e em especial o prefeito Eraldo Jorge Leite e o Secretario de Saúde Ademar Caetano da Fonseca.

 

Para Eraldo Leite esta foi mais uma grande conquista. “Tenho orgulho de ver esses trabalhos em prol à comunidade ser realizado em sua administração, lembrando que este um método de prevenção, que tem o intuito principal de conscientizar as pessoas que é melhor prevenir do futuramente passar por situações difíceis na saúde” diz o prefeito.

 

A vinda desta equipe médica junto a Unidade Móvel, foi devido a parceria que a Prefeitura de Jateí a muito tempo tem com o Hospital do Câncer de Barretos. Sendo que esta equipe desde o dia 26 de fevereiro está atendendo no Estado de Mato Grosso do Sul, visitando 22 municípios que igual a Jateí mantêm parceria com o hospital. E retorno previsto a São Paulo no próximo dia 29.

 

Para o médico estas visitas além ser uma forma de agradecimento aos municípios colaboradores, age como um estimulo para a prevenção do câncer, assim despertando a curiosidade dos pacientes em relação ao atendimento da carreta. “Prevenção é todos os dias, câncer pode ter cura, mas primeiro depende do estagio que a doença se encontra” diz o médico.

 

Orientações preventivas

Além da Unidade Móvel nestes dias, houve também orientações de prevenção do câncer em diversas salas do centro Social. Entre elas a de prevenção e orientação de câncer bucal com a equipe da saúde bucal de Jateí na coordenação da dentista Vanessa Bogo. Outra de controle de tabagismo prevenção primário do câncer, seus fatores e de todos os tipos inclusive o de laringe, na responsabilidade da psicóloga Gesielli Belo, fonoaudióloga Helena D’avila e o médico Leandro Rech Pretto.

 

Teve também a enfermeira Karimi Kavazzani falando sobre a saúde da mulher, enfocando na prevenção do câncer uterino; a nutricionista Carla Cristina Tomaz na orientação de uma alimentação saudável na prevenção do câncer, sendo assim teve também o espaço de controle da dengue, alertando sobre a leishmaniose e doenças de chagas com responsabilidade de Valdeci Vaz.

 

Dando seqüência nas atividades destes dias a enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos Isabete Souza de Oliveira palestrou aos pacientes presentes e os profissionais da saúde sobre a estrutura do hospital, os trabalhos que a equipe da Unidade Móvel realiza enfocando na prevenção de todos os tipos de câncer.
 
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis