Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hospital de Ivinhema mantém horta própria

10 Jul 2006 - 10h36
O Hospital Municipal “Reinaldo Massi”, no município de Ivinhema, vem dando exemplo no que se refere à economia nos gastos públicos, e ainda oferecendo alimentação de qualidade aos pacientes e funcionários. Há pouco mais de um ano o HM vem mantendo uma horta com o cultivo de 12 produtos de forma orgânica.
O diretor do HM, João Escarmanhani, o popular João Tortinho, disse que com a horta a Prefeitura de Ivinhema está deixando de gastar com a compra de legumes, verduras e até frutas. A horta do HM hoje está cultivando beterraba, couve, repolho, cenoura, coentro, cebolinha, almeirão, alface de duas qualidades e até mamão e banana.
João Tortinho explicou que antes o local era um espaço ocioso e de matagal. Ao assumir a direção do HM, ele aproveitou um funcionário do próprio estabelecimento de saúde e começou a desenvolver a horta. Após isso, reativou um poço artesiano, que fornece água não somente para a horta, mas também para todo o hospital.
“Nós apenas aproveitamos um espaço que estava abandonado, mas também um funcionário que estava à disposição e um poço com bom fornecimento de água. Depois começamos a produzir produtos orgânicos que servem não só os pacientes, mas também os funcionários. Com certeza é uma economia com produtos de qualidade”, disse João.
Toda a alimentação do Hospital Municipal, no que se refere à sopa e saladas, é a horta que está fornecendo. São legumes e verduras produzidos sem qualquer tipo de agrotóxico. Além disso, o local que antes estava abandonado, hoje ainda se tornou um lugar bonito e mais higiênico do ponto de vista da utilização.
João Tortinho informou que ainda pretende ampliar o espaço da horta, cultivando novas variedades. O objetivo, segundo ele, é oferecer um cardápio ainda melhor aos pacientes e funcionários. “Além da economia, também trabalhamos com a questão qualidade, que é imprescindível em um hospital”.
Com o poço artesiano, a Prefeitura de Ivinhema também deixou de pagar pela conta de água. Antes, somente o Hospital Municipal gastava em torno de 150 mil litros de água. Hoje, o poço está abastecendo toda a unidade hospitalar e a horta. A deputada estadual Celina Jallad esteve recentemente em Ivinhema e visitou a horta.
O prefeito Renato Câmara disse que sua administração está priorizando a saúde justamente porque é um grande anseio popular. Ele entende que praticamente a totalidade dos municípios do País padece na questão saúde, o que não é diferente em Ivinhema. “No entanto, aos poucos estamos avançando para melhor”.
Recentemente o prefeito Renato Câmara inaugurou o Posto de Saúde Familiar (PSF) do bairro Guiray, reformou o Hospital Municipal, o adequou com um Raio-X de 500 mA e contratou uma série de especialistas. Com isso, os ivinhemenses não precisam mais sair do município para procurar consulta em outras cidades.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis