Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Horticultura em presídios beneficia entidades sociais em MS

1 Dez 2009 - 11h00Por MS Notícias

A horticultura em unidades penais representa uma importante ferramenta de incentivo à disciplina dos internos, por meio da ocupação produtiva, e ainda ajuda incrementar a alimentação tanto dentro dos presídios como a de entidades sociais, escolas, creches e hospitais.

Na Penitenciária Harry Amorim Costa (PHAC), em Dourados, o trabalho de plantio de legumes e verduras tem contribuído para a limpeza da unidade penal e vem refletindo diretamente no bom comportamento dos detentos. Segundo a administração do presídio, nos locais onde funcionam as hortas, antes delas serem instaladas, eram jogados pelos internos todo o tipo de lixo, o que provocava muita sujeira. “Agora eles colocam os restos em sacolas plásticas”, ressalta.

Já em Ponta Porã, os legumes e verduras produzidos na Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB) são distribuídos a escolas municipais. A iniciativa faz parte de uma parceira entre a direção do presídio e a Prefeitura Municipal. No local estão plantadas alface, cheiro verde, beterraba, cenoura, pepino, cebolinha abobrinha, rúcula, chicória, couve, entre outros. As hortaliças também são utilizadas no abastecimento do estabelecimento penal.

De acordo com o diretor da UPRB, Rodrigo Borges Marques, existe a pretensão de, futuramente, além das escolas, atender asilos, creches e a população carente da cidade. Borges destaca que é importante o desenvolvimento de ações como esta, pois além de beneficiar os detentos e o presídio, também contribui com a população diretamente. “O projeto traz mais tranquilidade e harmonia para o local, os internos até se juntam e oram para que a horta seja abençoada e produza bastante”, comenta.

A Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, que atualmente funciona em regime semiaberto, também possui um espaço destinado à plantação de hortaliças. A produção está servindo para abastecer instituições que atendem à população da cidade, como o hospital e algumas creches do município, além da Apae (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional) e o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). A distribuição das hortaliças às entidades acontece semanalmente.

A horticultura representa uma ocupação produtiva também para internos de outras unidades penais do Estado, refletindo diretamente em benefícios não só para eles, como também para o presídio e para a sociedade como um todo. Pelo trabalho, os reeducandos recebem remição, a cada três dias trabalhados, eles garantem um a menos na pena a ser cumprida.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS