Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Homens com testículos menores se dedicam mais aos filhos, aponta estudo

10 Set 2013 - 14h58Por R7

Homens com testículos menores são mais propensos a se dedicar ao cuidado cotidiano dos filhos, segundo um estudo da Universidade Emory publicado nesta segunda-feira (9) na revista Proceedings da National Academy of Sciences.

Os volumes testiculares menores também estão relacionados com uma atividade maior do cérebro relacionada à criação quando estes pais veem fotos de seus próprios filhos, acrescentou o estudo.

o antropólogo de Emory, James Rilling, que conduziu a pesquisa, disse que os dados indicam que a biologia masculina reflete um compromisso entre o homem que é mais voltado para o acasalamento e o que se inclina mais para a criação.

O estudo se propôs a determinar por que alguns pais investem mais tempo, esforço e atenção que outros na criação dos filhos.

— É uma questão importante porque outros estudos demonstraram que meninos e meninas com pais mais envolvidos na criação têm melhor desempenho social, psicológico e educativo.

Apesar de fatores sociais, econômicos e culturais afetarem o grau de atenção dos pais para a criação, os pesquisadores buscaram fatores biológicos. Já é sabido que níveis mais baixos de testosterona estão relacionados a uma maior participação na criação e que níveis mais altos desse hormônio preveem mais divórcios e poligamia. Além da produção de testosterona, os testículos produzem esperma, e o tamanho dos testículos está mais vinculado com a quantidade e qualidade do esperma do que com os níveis do hormônio.

Os pesquisadores entrevistaram 70 homens que eram pais biológicos de filhos com idades entre um e dois anos, e que viviam com a criança e sua mãe biológica. Os cientistas entrevistaram separadamente as mães e os pais para determinar o grau de participação do homem no cuidado dos filhos em tarefas como a troca de fraldas, a alimentação, o banho ou cuidá-los quando estão doentes.

Nos homens foram medidos o nível de testosterona e a atividade cerebral enquanto observavam fotos de seus filhos com expressões de alegria, tristeza e neutros. E com uma ressonância magnética o volume dos testículos dos participantes.

As conclusões mostraram que os níveis de testosterona e o tamanho dos testículos estão inversamente relacionados com o grau de cuidado paternal direto atribuído por si mesmo e pelas mulheres nas entrevistas. O artigo assinala que, apesar dos níveis de testosterona poder estar mais relacionados com a concorrência entre os machos anterior à copulação, o volume testicular pode refletir um investimento no acasalamento pós cópula.

A pesquisa também ressalta que, nos últimos 50 anos, o número de mulheres que criam os filhos por sozinhas cresceu substancialmente nos Estados Unidos e mesmo havendo muitas famílias nesse perfil, naquelas em que o pai está presente ele tende a ser muito mais envolvido na criação que os pais do passado. EFE jab/cd/rsd

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados