Menu
SADER_FULL
quarta, 5 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
Brasil

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

26 Abr 2007 - 10h55
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está promovendo o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão para comemorar o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial – 26 de abril.
 
O Encontro começou ontem (25) e terá duração até sexta-feira (27), em Campo Grande. O objetivo do evento é atualizar e alertar tanto os profissionais que trabalham na área quanto a população sobre os riscos da hipertensão, já que é uma doença que não apresenta sintomas. A hipertensão – também conhecida como pressão alta – pode ocorrer em qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em adultos, idosos, negros, em pessoas com diabetes e em quem já tem casos na família.
 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma forma agradável da pessoa se prevenir da pressão alta é manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, pois fortalece o organismo e relaxa. Além disso, ajuda a reduzir o triglicérides, o colesterol, combate o diabetes e a obesidade
 
Ainda de acordo com a SBC, praticando exercícios, regularmente, (no mínimo três vezes por semana) diminui-se bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.
 
No primeiro dia do Encontro, foram ministradas palestras, exclusivamente, para os profissionais da área de saúde, no Sesc Horto. Hoje a SES realiza aferição de pressão, medida de massa corporal e atividades culturais, na praça Ari Coelho, a partir das 7h. Nesta sexta-feira (27) vai haver atividades esportivas e apresentação de coral, na praça do Belmar Fidalgo.

 

        Confira algumas das dúvidas mais freqüentes sobre hipertensão:    

  • Quem é hipertenso? Toda pessoa que tem pressão igual ou superior há 14x9;

 

  • O que pode causar a hipertensão? Fatores hereditários, idade avançada, raça predominantemente negra, excesso de peso pode agravar a doença, alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal, falta de exercícios físicos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc e obesidade infantil – devido ao consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividade física.

 

  • Quais são os sintomas? O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos, no entanto, se a pessoa começar a apresentar dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca e batimentos do coração acelerados, deve procurar um médico.

 

  • Como pode-se evitar a hipertensão? Para uma ter uma boa saúde a pessoa deve evitar carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque; enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados; salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo; água mineral com gás, águas tônicas e bebidas isotônicas ( tipo Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos;

 

  • Onde procurar ajuda? Pode-se ter mais esclarecimentos e ajuda nos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, com equipes de Saúde da Família e também com Agente Comunitário de Saúde.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGEDIA NA RODOVIA
Familia se despede de parentes mortos em acidente na BR-277
NA CASA DELE
Tio estupra criança de 4 anos e dá chocolate para ela não contar
BOCA DA ONÇA É NO MS
Maior cachoeira do MS, Boca da Onça retorna com muitas novidades, confira
ACIDENTE TRÁGICO
Vitimas do acidente na BR 177 são identificadas: 3 são da mesma familia
CORRUPÇÃO NA SAUDE
MP aponta 'vergonhosa fraude' e aciona prefeito a devolver R$ 4,136 milhões
BORA PRA BONITO - MS
O que é ecoturismo e porque Bonito, MS?
TRAGEDIA NA RODOVIA
Acidente com 22 veículos deixa 8 mortos e 20 feridos
PERDAS NA PANDEMIA
Morre 5º pastor da Assembleia de Deus vítima da covid-19
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Motorista bêbado atinge carro e mata 4 adultos e uma criança
LIMPA NOME
Serasa lança nova campanha para limpar nome por apenas R$ 100