Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

26 Abr 2007 - 10h55
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está promovendo o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão para comemorar o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial – 26 de abril.
 
O Encontro começou ontem (25) e terá duração até sexta-feira (27), em Campo Grande. O objetivo do evento é atualizar e alertar tanto os profissionais que trabalham na área quanto a população sobre os riscos da hipertensão, já que é uma doença que não apresenta sintomas. A hipertensão – também conhecida como pressão alta – pode ocorrer em qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em adultos, idosos, negros, em pessoas com diabetes e em quem já tem casos na família.
 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma forma agradável da pessoa se prevenir da pressão alta é manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, pois fortalece o organismo e relaxa. Além disso, ajuda a reduzir o triglicérides, o colesterol, combate o diabetes e a obesidade
 
Ainda de acordo com a SBC, praticando exercícios, regularmente, (no mínimo três vezes por semana) diminui-se bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios.
 
No primeiro dia do Encontro, foram ministradas palestras, exclusivamente, para os profissionais da área de saúde, no Sesc Horto. Hoje a SES realiza aferição de pressão, medida de massa corporal e atividades culturais, na praça Ari Coelho, a partir das 7h. Nesta sexta-feira (27) vai haver atividades esportivas e apresentação de coral, na praça do Belmar Fidalgo.

 

        Confira algumas das dúvidas mais freqüentes sobre hipertensão:    

  • Quem é hipertenso? Toda pessoa que tem pressão igual ou superior há 14x9;

 

  • O que pode causar a hipertensão? Fatores hereditários, idade avançada, raça predominantemente negra, excesso de peso pode agravar a doença, alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal, falta de exercícios físicos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc e obesidade infantil – devido ao consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividade física.

 

  • Quais são os sintomas? O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos, no entanto, se a pessoa começar a apresentar dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca e batimentos do coração acelerados, deve procurar um médico.

 

  • Como pode-se evitar a hipertensão? Para uma ter uma boa saúde a pessoa deve evitar carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque; enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados; salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo; água mineral com gás, águas tônicas e bebidas isotônicas ( tipo Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos;

 

  • Onde procurar ajuda? Pode-se ter mais esclarecimentos e ajuda nos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, com equipes de Saúde da Família e também com Agente Comunitário de Saúde.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto