Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de fevereiro de 2020
SADER_FULL
Busca
Brasil

Hoje dia 1º de junho é comemorado o Dia da Imprensa

1 Jun 2010 - 17h52Por Dourados News

Quando se comemora o Dia da Imprensa o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) lança um olhar sobre a situação da imprensa regional e pede para que os profissionais e empresários do setor façam uma reflexão isenta de sofismas e hipocrisia.

Que raios de imprensa é esta do século XXI? A que se propõe ser uma fábrica cultural? A que promove o debate estéril, superficial ou irresponsável? A que vê solapada a obrigatoriedade do diploma para o exercício da atividade pela instância máxima do Judiciário, o STF, como se isso fosse totalmente descartável? A que vê jornalistas sendo cada vez mais precarizados e recebendo salários aviltantes? A que vê oportunistas e antiéticos se articulando como empresários em conluio com a podridão da corrupção política? Enfim, que imprensa é esta?

Não há, verdadeiramente, uma única resposta. Mas, a multiplicidade de ideias e a rede de interesses e conexões colocam a imprensa em um desafio muito maior: como sair do atoleiro e voltar a ser aquela instituição respeitada e a serviço da cidadania, dos valores mais nobres que norteiam um homem de honra e sua sociedade, politicamente comprometida com a democracia?

Como não se intimidar e não se enfraquecer diante dos poderosos, dos vilões com anéis de ouro que só querem se locupletar da coisa pública e fazer da imprensa uma mera tábua para levar desculpas esfarrapadas à opinião pública? Setores que querem lançar as novas gerações à mediocridade, à miséria e à servidão? Que querem calar a imprensa e ainda reprimi-la com o braço forte da Justiça escorada em princípios legais discutíveis e incompatíveis? Santo Agostinho já dizia no início do século IV que se lei é injusta ela então não tem sentido…

Portanto, é um dia de se colocar as cartas na mesa para quem tem a coragem de falar a verdade, pelo menos algum tipo de verdade…

O Sinjorgran é a casa, no âmbito regional, da liberdade de imprensa e de expressão e vem, ao longo de 20 anos, fazendo o contrapondo e lançando sementes de realismo sobre a mente de seus leitores, jornalistas e empresários do setor.

O Sinjorgran entende que não há nada a comemorar nesta data a não ser alguns poucos avanços orgânicos e não cabe outra opção a não ser alertar para que a imprensa não seja mais uma a cair no lamaçal que se instalou em vários setores da atividade política e econômica, resguardando as exceções porque, felizmente, ainda tem gente de fibra e honra nesse meio.

A imprensa não é um ente isolado, mas um elo de uma corrente, um elo que leva a palavra, a informação, a opinião, a reflexão, a dor, a alegria, enfim, a vida verbal sobre um tecido social que com erros e acertos pode ajudar a nortear, para melhor, a sociedade.

Sejamos, portanto, honestos para com a nossa consciência (entre os que ainda a tem, naturalmente).

Isso já é em si uma luz incessante no fundo do túnel.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FEMINICIDIO
Mulher é morta com tiro na cabeça na frente dos filhos
FAMOSOS
Chorando, sertanejo Zezé di Camargo faz grave revelação sobre luta de seu pai contra doença
APLICATIVO
Justiça trabalhista admite como prova conversas por WhatsApp
ATENTADO A ESCLARECER
Deputado federal de MS diz que seu carro foi atingido por 5 tiros e que revidou
MEDULA ÓSSEA
Jovem fica paraplégica por causa de um piercing
ABSURDO
Professora é envenenada em sala de aula por alunos do 4º ano
COMOÇÃO
Despedida de Júlia é um dos velórios mais tristes que Brasília já viu
FAMOSIDADES
Pai do sertanejo Zezé di Camargo, está em situação gravíssima de saúde
VICENTINA - PESQUEIRO 7 BELLO
Domingo especial no Pesqueiro 7 Bello com almoço e o 3º Torneio de Pesca Esportiva em Vicentina
FAMOSIDADES
“Já estou com saudades”, lamenta Ana Maria Braga pela morte da cachorrinha