Menu
SADER_FULL
quarta, 28 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Hoje dia 1º de junho é comemorado o Dia da Imprensa

1 Jun 2010 - 17h52Por Dourados News

Quando se comemora o Dia da Imprensa o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) lança um olhar sobre a situação da imprensa regional e pede para que os profissionais e empresários do setor façam uma reflexão isenta de sofismas e hipocrisia.

Que raios de imprensa é esta do século XXI? A que se propõe ser uma fábrica cultural? A que promove o debate estéril, superficial ou irresponsável? A que vê solapada a obrigatoriedade do diploma para o exercício da atividade pela instância máxima do Judiciário, o STF, como se isso fosse totalmente descartável? A que vê jornalistas sendo cada vez mais precarizados e recebendo salários aviltantes? A que vê oportunistas e antiéticos se articulando como empresários em conluio com a podridão da corrupção política? Enfim, que imprensa é esta?

Não há, verdadeiramente, uma única resposta. Mas, a multiplicidade de ideias e a rede de interesses e conexões colocam a imprensa em um desafio muito maior: como sair do atoleiro e voltar a ser aquela instituição respeitada e a serviço da cidadania, dos valores mais nobres que norteiam um homem de honra e sua sociedade, politicamente comprometida com a democracia?

Como não se intimidar e não se enfraquecer diante dos poderosos, dos vilões com anéis de ouro que só querem se locupletar da coisa pública e fazer da imprensa uma mera tábua para levar desculpas esfarrapadas à opinião pública? Setores que querem lançar as novas gerações à mediocridade, à miséria e à servidão? Que querem calar a imprensa e ainda reprimi-la com o braço forte da Justiça escorada em princípios legais discutíveis e incompatíveis? Santo Agostinho já dizia no início do século IV que se lei é injusta ela então não tem sentido…

Portanto, é um dia de se colocar as cartas na mesa para quem tem a coragem de falar a verdade, pelo menos algum tipo de verdade…

O Sinjorgran é a casa, no âmbito regional, da liberdade de imprensa e de expressão e vem, ao longo de 20 anos, fazendo o contrapondo e lançando sementes de realismo sobre a mente de seus leitores, jornalistas e empresários do setor.

O Sinjorgran entende que não há nada a comemorar nesta data a não ser alguns poucos avanços orgânicos e não cabe outra opção a não ser alertar para que a imprensa não seja mais uma a cair no lamaçal que se instalou em vários setores da atividade política e econômica, resguardando as exceções porque, felizmente, ainda tem gente de fibra e honra nesse meio.

A imprensa não é um ente isolado, mas um elo de uma corrente, um elo que leva a palavra, a informação, a opinião, a reflexão, a dor, a alegria, enfim, a vida verbal sobre um tecido social que com erros e acertos pode ajudar a nortear, para melhor, a sociedade.

Sejamos, portanto, honestos para com a nossa consciência (entre os que ainda a tem, naturalmente).

Isso já é em si uma luz incessante no fundo do túnel.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSEDIO SEXUAL
Dono de loja é preso por estuprar jovem na entrevista de emprego
100 PAGAMENTOS
Mais de 17 milhões devem ficar sem todas as parcelas do auxílio
ASSALTANTES
Apresentador da Record sequestrado é achado em RR teve braços quebrados e amarrados
BRASIL - 157.397 MORTES
Brasil tem mais 263 mortes e 15.726 novos casos de covid-19
ALIVIO NO BOLSO
Petrobras reduz preços de gasolina e diesel a partir desta terça (27)
BARBÁRIE
Marido mata mulher a facadas dentro de casa durante almoço de domingo
CAPOTAMENTO
Carro capota várias vezes ao fazer curva na MT-412 e mata fotógrafo
BRASIL - 157.134 MORTES
Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por covid-19
AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga 2ª parcela de R$ 300 da extensão do auxílio emergencial
SIM A VIDA
Brasil se une a Egito, Indonésia, Uganda, Hungria e EUA em declaração contra o aborto