Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Higiene correta das mãos pode evitar surto de diarréia

13 Jan 2010 - 16h45Por ABN News
Manuseio adequado de alimentos e consumo de líquidos reduzem riscos de surtos
Uma forma eficaz de evitar os surtos de diarreia que têm atingido várias cidades do Estado é a higiene adequada das mãos.

O departamento de pediatria da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta para a importância de alguns cuidados que podem reduzir os riscos de doenças diarréicas, comuns nos dias quentes de verão.

De acordo com a pediatra Wylma Mariko Hossaka, o primeiro e fundamental cuidado que as pessoas devem ter é com a escolha da praia que vão passar as férias. "Muita gente não se atenta para as condições de balneabilidade da praia escolhida.

Praias impróprias para banho têm de ser evitadas. O contato com água contaminada deixa a população vulnerável", afirma a especialista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Na primeira semana de 2010, o número de crianças atendidas com diarreia e vômito no pronto atendimento da instituição aumentou 50% em relação a primeira semana de dezembro de 2009. Nove em cada dez pacientes atendidos apresentavam quadro de diarreia. Grande parte desses pacientes havia passado as festas de final de ano em cidades litorâneas.

A médica também alerta para a importância de realizar a higiene correta das mãos, principalmente ao manusear os alimentos consumidos debaixo do guarda-sol. "Na praia, antes de consumirmos qualquer alimento é importante lavarmos as mãos com água potável.

Crianças são as maiores vítimas dos surtos de diarreia porque comem salgadinhos, sorvetes, ou lanches com as mãos cheias de areia. Sugerimos que os pais utilizem água mineral para lavar as mãos das crianças antes de qualquer refeição na praia", afirma Wylma.

A especialista também alerta para a validade, perecividade e acondicionamento de produtos ingeridos no litoral.

"Opte sempre por produtos menos perecíveis. Latas de refrigerantes e sucos devem ser lavadas, também com água potável, antes de ser abertas. O manuseio adequado dos alimentos e bebidas reduz sensivelmente os riscos de diarreia e vômitos", afirma a médica.

Hidratação é primordial
Crianças e idosos são as maiores vitimas de casos de desidratação provocados por surtos de diarreia e vômitos. Por isso, manter o corpo hidratado é fundamental. A

 médica da Beneficência Portuguesa de São Paulo recomenda que os líquidos perdidos durante os surtos sejam repostos com o consumo de água mineral ou fervida, sucos, refrigerantes e água de coco. Leite e bebidas lácteas, no entanto, devem ser evitadas. Frutas como maçã, caju, e goiaba podem ajudar a conter a diarreia.

Soluções de soro vendidas em farmácias ou fornecidas pelos órgãos públicos de saúde também ajudam a evitar a desidratação. Na falta do produto, as pessoas podem utilizar o soro caseiro .

(veja abaixo).
"Mesmo com tais medidas, o paciente deve procurar um médico o quanto antes e evitar a automedicação", afirma Wylma.

Como Fazer Soro Caseiro
Diluir em 01 (um) copo d`água filtrada e fervida 01 (uma) pitada de sal e 03 (três) pitadas de açúcar, misture bem;
O consumo deve ser diretamente proporcional ao número de evacuações.

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça