Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hepatite C possui alto índice de doentes crônicos

18 Set 2010 - 09h32Por Agência Notisa
A hepatite C é a maior causa de atendimento nos ambulatórios destinados a pacientes com doenças hepáticas. Esta afirmação foi feita pela médica do Serviço de Gastroenterologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renata Perez, durante mesa redonda sobre hepatites, ocorrida na última quarta-feira (15/09), no 44º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Segundo a médica, isso se deve ao fato de que não existe vacina para a doença, aliado ao alto índice de casos de hepatite C crônicos.

Segundo Renata, estima-se que existam no mundo 180 milhões de infectados pelos vírus C. Só no Brasil, esse índice é de três milhões. Assim como ocorre com os tipos A e B, o Brasil é considerado uma região de prevalência intermediária da hepatite C. “Resultados preliminares de um inquérito que está sendo realizado pelo Ministério da Saúde na população apontam uma prevalência entre 1% e 2%”, explicou.

A professora disse que a hepatite C é a principal causa de cirrose e de carcinoma hepatocelular (um tipo de câncer no fígado), representando a principal indicação de transplante hepático. Segundo ela, os grupos de risco da doença são: usuários de drogas endovenosas, pacientes em hemodiálise, profissionais de saúde que têm contato com sangue contaminado, pacientes que receberam hemotransfusão e os que receberam transplantes de órgão – principalmente até 1992, data em que o teste anti-HCV passou a ser utilizado na triagem de doadores de órgãos e tecidos.

A transmissão do vírus C é principalmente parenteral (através do sangue) e, em pouquíssimos casos, sexual e vertical (de mãe para filho). Renata também explicou que existe um contingente de casos em que não se consegue identificar a causa da contaminação.

De acordo com a médica, o tratamento se baseia no uso do medicamento interferon, que pode ser convencional (administrado três vezes na semana) ou peguilado (uma única vez na semana). Seu uso, no entanto, apresenta diversos efeitos colaterais, como depressão, rejeição de órgãos e sintomas flu-like (similares aos da gripe).

O paciente pode apresentar três diferentes tipos de respostas ao tratamento: ele pode não responder em seis meses; responder, mas sofrer uma recaída depois de seis meses; e, na melhor das hipóteses, ter uma resposta virológica sustentada (RVS), definida como níveis não detectáveis de vírus de hepatite C no sangue após seis meses da conclusão da terapia.

“O genótipo do vírus é o principal fator de resposta ao tratamento. Para os genótipos 2 e 3, a taxa de resposta é de 70% a 80%. Já para o genótipo 1, a taxa é de 30%. Infelizmente, na população brasileira, o genótipo mais frequente é o 1”, explicou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto