Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hemocentro de Dourados faz campanha por sangue e medula

9 Mar 2010 - 08h02Por Dourados Agora

O Hemocentro de Dourados realiza no próximo sábado, mais uma campanha para captar novos doadores voluntários de medula óssea. A ação acontece no próprio Hemocentro, que fica em anexo ao Pronto de Atendimento Médico (PAM), na Cabeceira Alegre, e visa aumentar o número de douradenses cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
O serviço atualmente conta com pouco mais de dois mil doadores voluntários da cidade. Nesse mesmo dia também será feito a captação de doadores de sangue.
A iniciativa tem o objetivo de aumentar as chances de encontrar um doador compatível com pacientes acometidos pela leucemia e que necessitam de transplante de medula óssea para alcançar a cura. Isso porque, mesmo sendo um dos poucos transplantes em que o voluntário pode ser doador ainda vivo, a probabilidade de encontrar alguém compatível é de apenas um em cada 100 mil brasileiros, de acordo com estatísticas do Redome.
Quando isto ocorre ele será contatado e, se ainda concordar, terá despesas pagas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para se deslocar ao Centro de Transplantes. As amostras de sangue colhidas são levadas para o Banco de Medula de Mato Grosso do Sul, que encaminha a um laboratório especializado de Campo Grande, para um mapeamento genético do DNA do futuro doador.
“Nossa meta é aumentar o número de douradenses cadastrados no Redome e, para isso, estaremos realizando mais uma campanha, para conscientizar a população e esclarecer algumas dúvidas”, explica a assistente social do Hemocentro, Rosa Fernandes.
O transplante de medula é um procedimento simples, que não traz prejuízos à saúde do doador, podendo salvar a vida de pacientes que sofrem com a leucemia, aplasia, mieloma múltiplo e linfoma.
Rosa explica que qualquer pessoa em bom estado de saúde e com idade entre 18 e 55 anos, pode doar medula óssea. Ao contrário do que ocorre com a doação de sangue, não é excluída a pessoa que já teve doença infecciosa. No entanto são descartados os portadores do vírus HIV (Aids), quem teve hepatite dos tipos B e C, ou fez tratamento de quimioterapia contra o câncer.
Já, para doar sangue os interessados devem ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos. A pessoa não poder ter contraído hepatite depois dos dez anos, ser portadora do vírus da AIDS ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue. Também não pode ser feita por pacientes com diabetes que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral.
CAMPANHA

A campanha para cadastrar doadores de medula acontece no sábado das 7h às 16h. Já para cadastro de doadores de sangue das 7h às 12h. É necessário apresentar documento com foto e CPF. Entretanto nos demais dias da semana, no decorrer do ano, qualquer pessoa interessada a ser doador pode procurar o Hemocentro de Dourados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS