Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Hemocentro convoca doadores para garantir estoque

10 Fev 2010 - 10h30Por Dourados Agora

O Centro Hemoterápico de Dourados está convocando doadores para repor estoque no Banco de Sangue, durante o período de Carnaval. O serviço vai funcionar até sexta-feira próxima e pára durante a Folia, retornando na Quarta de Cinzas. O Carnaval é um período crítico para o setor de Saúde, por conta de acidentes, quando é preciso garantir hemoderivados para atender urgências e emergências.

Outro fator que vem ocasionando deficit no Banco de Hemoderivados, é a dengue. A assistente social Rosa Fernandes explica que pacientes internados necessitam, muitas vezes, de plaquetas durante o tratamento, o que também vem contribuindo para aumentar a demanda. E, ainda, por conta de cirurgias ocorridas nas últimas semanas, está em falta sangue do tipo A, fator RH negativo.

De acordo com Rosa, quem teve dengue deve aguardar três meses para doar sangue e os pacientes que receberam plaquetas precisam esperar um ano. O mesmo vale para a gripe suína.

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro, das 7h às 11h, bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O hemocentro fica anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelo telefone 3424.4192 ou 0400.

O Hemocentro de Dourados tem registrado, atualmente, 13.500 doadores, total confirmado entre um universo de quase 40 mil que passaram pelo local para doar sangue, nos últimos anos. "Alguns morreram ou se mudaram, e ficaram estes", diz a assistente social Rosa Fernandes.

NÃO PODEM DOAR SANGUE...

Não podem doar sangue, pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade. Antes dessa idade, a doença não é empecilho porque provavelmente se trata de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo.

Também não pode doar sangue pessoa que teve  hepatite B ou C, portador do vírus da AIDS ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue; com diabetes que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral; mulheres grávidas ou que estão amamentando; com febre; peso abaixo de 50 quilos, com mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês. 

Não podem doar, ainda, epiléticos ou com crise de asma; os que tenham passado por cirurgia, recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue.

EXAMES GRATUITOS
O doador é submetido a 13 tipos de exames gratuitos e recebe os resultados 15 dias depois. Se aprovada, passa a fazer parte do cadastro. A doação é um procedimento totalmente seguro.

O volume coletado é de aproximadamente 450 mililitros, menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto. A pessoa não estará se expondo a nenhum risco de contaminação. Doação de Sangue não engorda nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue, além de não exigir mais doações.

ÁLCOOL NO SANGUE
O Centro Hemoterápico alerta doadores para que se mantenham longe das bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de doar sangue. Alguns sites, como o do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), afirmam que é preciso parar de beber 24 horas antes.  Além das bebidas, alimentos gordurosos incluindo o leite, devem ser evitados; cigarros, meia hora de “janela”.

De acordo como o INGOH, "o sangue é uma substância nobre que ainda não pode ser produzido industrialmente e nenhum medicamento o substitui. Todo o sangue doado é separado em seus componentes - concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas, crioprecipitado - e enviado aos hospitais para atender aos casos de emergência e de pacientes internados. Sem sangue, a saúde pública entra em colapso".

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial