Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Hemocentro convoca doadores para garantir estoque

10 Fev 2010 - 10h30Por Dourados Agora

O Centro Hemoterápico de Dourados está convocando doadores para repor estoque no Banco de Sangue, durante o período de Carnaval. O serviço vai funcionar até sexta-feira próxima e pára durante a Folia, retornando na Quarta de Cinzas. O Carnaval é um período crítico para o setor de Saúde, por conta de acidentes, quando é preciso garantir hemoderivados para atender urgências e emergências.

Outro fator que vem ocasionando deficit no Banco de Hemoderivados, é a dengue. A assistente social Rosa Fernandes explica que pacientes internados necessitam, muitas vezes, de plaquetas durante o tratamento, o que também vem contribuindo para aumentar a demanda. E, ainda, por conta de cirurgias ocorridas nas últimas semanas, está em falta sangue do tipo A, fator RH negativo.

De acordo com Rosa, quem teve dengue deve aguardar três meses para doar sangue e os pacientes que receberam plaquetas precisam esperar um ano. O mesmo vale para a gripe suína.

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro, das 7h às 11h, bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O hemocentro fica anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelo telefone 3424.4192 ou 0400.

O Hemocentro de Dourados tem registrado, atualmente, 13.500 doadores, total confirmado entre um universo de quase 40 mil que passaram pelo local para doar sangue, nos últimos anos. "Alguns morreram ou se mudaram, e ficaram estes", diz a assistente social Rosa Fernandes.

NÃO PODEM DOAR SANGUE...

Não podem doar sangue, pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade. Antes dessa idade, a doença não é empecilho porque provavelmente se trata de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo.

Também não pode doar sangue pessoa que teve  hepatite B ou C, portador do vírus da AIDS ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue; com diabetes que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral; mulheres grávidas ou que estão amamentando; com febre; peso abaixo de 50 quilos, com mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês. 

Não podem doar, ainda, epiléticos ou com crise de asma; os que tenham passado por cirurgia, recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue.

EXAMES GRATUITOS
O doador é submetido a 13 tipos de exames gratuitos e recebe os resultados 15 dias depois. Se aprovada, passa a fazer parte do cadastro. A doação é um procedimento totalmente seguro.

O volume coletado é de aproximadamente 450 mililitros, menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto. A pessoa não estará se expondo a nenhum risco de contaminação. Doação de Sangue não engorda nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue, além de não exigir mais doações.

ÁLCOOL NO SANGUE
O Centro Hemoterápico alerta doadores para que se mantenham longe das bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de doar sangue. Alguns sites, como o do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), afirmam que é preciso parar de beber 24 horas antes.  Além das bebidas, alimentos gordurosos incluindo o leite, devem ser evitados; cigarros, meia hora de “janela”.

De acordo como o INGOH, "o sangue é uma substância nobre que ainda não pode ser produzido industrialmente e nenhum medicamento o substitui. Todo o sangue doado é separado em seus componentes - concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas, crioprecipitado - e enviado aos hospitais para atender aos casos de emergência e de pacientes internados. Sem sangue, a saúde pública entra em colapso".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro