Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de janeiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Hamilton supera Vettel e vence GP da China; Massa é o 6º

17 Abr 2011 - 16h27Por Folha

Na terceira etapa do Mundial de F-1, o piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP da China, circuito de Xangai, neste domingo, e garantiu a primeira vitória da McLaren em 2011. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi o sexto e Rubens Barrichello, da Williams, terminou em 13º.

Hamilton conseguiu a 15ª vitória da carreira, além de encerrar a série de vitórias do alemão Sebastian Vettel, que terminou a prova na segunda colocação seguido pelo companheiro de Red Bull, Mark Webber. Jenson Button, da McLaren, ficou em quarto.

Dessa forma, Vettel lidera o Mundial de F-1 com 68 pontos. Hamilton é o segundo com 47, Button o terceiro com 38 e Webber o quarto com 37. Entre as equipes, a Red Bull lidera com 105 pontos conquistados contra 85 da McLaren.

Entre os brasileiros, Felipe Massa teve um desempenho empolgante, brigando com Vettel pela primeira posição durante boa parte da corrida, mas terminou a prova em sexto. Ficou a frente do companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que foi o sétimo.

Com isso, Massa tem 24 pontos no Mundial de F-1 e é o sexto colocado na classificação. Com 26, Alonso é o quinto.

Já Rubens Barrichello conseguiu completar a prova, diferentemente dos dois primeiros GPs da temporada, chegando na 13ª colocação. O brasileiro largou em 15º e da mesma forma que o venezuelano Pastor Maldonado, seu companheiro de Williams, brigou durante quase toda a prova contra as últimas colocações.

Michael Schumacher (Mercedes), Vitaly Petrov (Renault) e Kamui Kobayashi (Sauber) terminaram o GP da China na oitava, nona e décima colocação, respectivamente.

No dia 8 de maio, será disputada a quarta etapa do Mundial de F-1 no GP da Turquia, em Istambul.

A PROVA

Antes do início da prova Hamilton teve um problema no carro e por pouco não perdeu o alinhamento para o grid de largada. Deixou o box faltando 30s para o limite estipulado pela FIA encerrar. Por causa disso, a McLaren do inglês ficou sem um pedaço da tampo do motor, obrigando a equipe a a trabalhar no reparo já no grid.

Na largada, diferentemente dos dois últimos GPs, Vettel foi ultrapassado por Button e Hamilton e de primeiro caiu para terceiro. A dupla da McLaren liderou as quinze primeiras voltas, com o piloto da Red Bull atrás.

Na volta de número 16, Hamilton assumiu a ponta com as paradas de Button e Vettel --o alemão tinha ultrapassado o piloto inglês uma volta antes--, mas ficou pouco tempo em primeiro, uma vez que foi ultrapassado por Massa. O brasileiro, inclusive, teve uma participação interessante na corrida.

Na largada, ele saltou de sexto para quinto, ganhando a posição de Alonso. Depois travou um duelo com Rosberg. Levou vantagem com a parada do alemão, além de Button e Vettel, ganhando três posições e partiu para cima de Hamilton. Embora tenha marcado voltas rápidas, ele ficou pouco na liderança. Assim que parou no box caiu para sétima colocação. A liderança passou para Rosberg, seguido por Vettel e Button. Este último ainda protagonizou uma cena curiosa. Na primeira parada quase entrou por engano no box da Red Bull. Ele corrigiu a falha, mas perdeu tempo e a posição para Vettel.

Já Massa se recuperou aos poucos e assumiu a segunda colocação atrás de Vettel faltando menos de 30 voltas. Assumiu a ponta com a segunda parada do alemão e depois, quando parou, caiu para quinto, mas optou por pneus duros com a expectativa de eliminar a terceira parada e assim buscar o pódio. A estratégia deu certo inicialmente. Massa voltou para a segunda colocação, atrás de Vettel faltando 16 voltas para o final. O piloto da Red Bull utilizou a mesma estratégia.

Contudo, Hamilton e Button, que começaram bem a prova e depois tiveram uma queda de ritmo, reapareceram bem faltando 10 voltas. Os dois ultrapassaram Massa, que fechou a prova em sexto --ainda foi ultrapassado por Webber e Rosberg--, depois partiram para cima de Vettel. O alemão perdeu a primeira posição para Hamilton faltando quatro voltas.

No final, Button, que tentou tomar a segunda colocação de Vettel, foi ultrapassado por Webber. O australiano, que largou na 18ª posição, foi outra surpresa da prova e ainda registrou o melhor tempo da pista, com 1min38s993, na volta de número 42.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA CHINA

1. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - 1h36min58s226 (56 voltas)
2. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +5s1
3. Mark Webber (AUS) - Red Bull - +7s5
4. Jenson Button (ING) - McLaren - +10s0
5. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +13s4
6. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +15s8
7. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +30s6
8. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - +31s0
9. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - +57s4
10. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - +63s2
11. Paul di Resta (ESC) - Force India - +68s7
12. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - +72s7
13. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - +90s1
14. Sebastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - +90s6
15. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus - a 1 volta
17. Sergio Perez (MEX) - Sauber - a 1 volta
18. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
19. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - a 1 voltas
20. Jerome D'Ambrosio (BEL) - Virgin - a 2 voltas
21. Timo Glock (ALE) - Virgin - a 2 voltas
22. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - a 2 voltas
23. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - a 2 voltas

Não completou a prova
24. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros