Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Guia profissão: Setor da moda é um dos que mais cresce no Estado

18 Jan 2011 - 13h25Por Fátima News com assessoria

Como forma de atender o mercado regional, a Unigran traz para o vestibular 2011 o curso tecnológico em Design de Moda. Com duração de dois anos, será oferecido no período noturno. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br, até o dia 27. As provas serão em 29 de janeiro.

De acordo com a coordenadora do curso, Ivana Jambersi, o setor da confecção é um dos que mais cresce no Estado. “As empresas e indústrias estão em busca de profissionais qualificados que possam atender todos os segmentos da moda”, diz Ivana. Ela é profissional da área há 18 anos, já atuou em Santa Catarina e São Paulo como consultora e professora universitária e, atualmente, oferece consultoria na região sul de Mato Grosso do Sul.

Dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de MS (Sindvest) apontam que, no Estado, o setor de confecções tem mais de 600 indústrias. Por conhecer de perto a realidade do setor, Ivana diz que faltam profissionais especializados em modelagem, acabamento de costura e na própria gestão de negócios. “O Interessante disso tudo é que o curso de Design em Moda da Unigran vai atuar com as bases fundamentais da moda: criar o produto, produzir e a comercializá-lo no mercado”, frisa a professora, desmestificando que o curso não é voltado somente para quem deseja ser estilista.

Essas três bases apontadas por ela são consideradas como o tripé para a garantia do desenvolvimento da empresa e consolidação de produtos no mercado. “A empresa ou indústria só consegue estabilidade a partir do momento que tem profissionais aptos a trabalhar com a moda num todo”, acrescenta Ivana Jambersi.

Por ser um curso dinâmico, inserido a novidades do mercado da moda e ao planejamento e administração de negócios, ela explica que diferentes perfis de profissionais podem cursar Design em Moda. Vão desde empresários e gerentes de empresas de confecções, bem como de vendedores. “Para deixar a vitrine da empresa atrativa é necessário entender de moda, de varejo, de tendência. É preciso também saber vender o produto, agregar valor ao atendimento do cliente”, esclarece a especialista.

Durante os dois anos do curso, os acadêmicos de Design em Moda, segundo a coordenadora, vão aliar conhecimento teórico e prático. “Vão estudar a história da moda, suas tendências, lidar com modelagem e costura, desenho, tecnologia têxtil e vão aprender ainda a gerenciar empresas e a promover negócios e eventos de moda”, explica. Criatividade é uma das principais características do profissional da moda. Por isso, os estudantes terão sólida formação em vestibilidade, criação e marketing de produto.

Além do curso tecnológico em Design de Moda, a Unigran traz para o vestibular 2011 outras duas novidades: tecnológico em Radiologia e Engenharia Civil. A instituição oferta mais de 30 opções de cursos em Dourados e Campo Grande. A Unigran é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"